Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
segunda-feira, 15-12-2025
PT | EN
República Portuguesa-Cultura Homepage DGLAB

Skip Navigation LinksPremioOceanos2025

Anunciados os vencedores do Prémio Oceanos 2025

Anunciados os vencedores do Prémio Oceanos 2025
Data :
10/12/2025

Longarinas de Ana Maria Vasconcelos e Ressuscitar Mamutes de Silvana Tavano são os vencedores do Prémio Oceanos 2025.


Decorreu no passado dia 9 de dezembro a cerimónia de anúncio dos vencedores do Prémio Oceanos 2025. Na categoria de poesia, o prémio foi atribuído à alagoana Ana Maria Vasconcelos, pelo livro Longarinas, editado pela 7Letras. Na categoria de prosa, o prémio foi atribuído à paulista Silvana Tavano pelo romance Ressuscitar Mamutes, editado pela Autêntica Contemporânea. 

Na área da prosa, o júri que selecionou os livros finalistas foi composto pelos brasileiros Jacques Fux e Leonardo Piana; os portugueses Gustavo Rubim e Teresa Carvalho, e o moçambicano José dos Remédios.

Na área da poesia, o júri que fez a leitura e avaliação dos 25 semifinalistas foi composto pelo angolano Lopito Feijó; os brasileiros Bruna Beber e Rodrigo Garcia Lopes, e os portugueses Pedro Teixeira Neves e Raquel Lima.

A esta edição do Prémio Oceanos concorreram 3142 livros de 488 editoras de 11 países.

Saiba mais sobre o prémio e os vencedores no site da Oceanos. Reveja aqui a cerimónia de atribuição dos prémios.