Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
sábado, 13-04-2024
PT | EN
República Portuguesa-Cultura Homepage DGLAB

Skip Navigation LinksPNI2023Resultados

Inês Viegas Oliveira vence Prémio Nacional de Ilustração

Inês Viegas Oliveira vence Prémio Nacional de Ilustração
O Duelo
Data :
29/06/2023

​Inês Viegas Oliveira, com o livro O Duelo, vence a 27ª edição do Prémio Nacional de Ilustração.


O júri, reunido no dia 29 de junho de 2023 nas instalações da DGLAB, decidiu, por unanimidade, atribuir o Prémio Nacional de Ilustração referente a obras publicadas em 2022, a Inês Viegas Oliveira, pelo conjunto de ilustrações do livro O Duelo, com texto da própria, publicado pela editora Planeta Tangerina. As Menções Especiais foram atribuídas a André Carrilho pelas ilustrações da obra Senhor Mar, edição da Bertrand; e a João Fazenda, pelas ilustrações da obra Jerónimo e Josefa, com texto de José Saramago, publicada pela editora Tcharan.


Em relação ao livro vencedor, O Duelo, com texto e imagem da autora, o júri salientou a singular relação do texto com as ilustrações, a originalidade gráfica que o faz distinguir-se das propostas mais comuns, e a riqueza plástica da obra. 

Sobre a obra de André Carrilho, que é simultaneamente autor do texto e das ilustrações, o júri destacou o exímio trabalho em aguarela, e o jogo entre o gesto controlado e o gesto espontâneo do grafismo. A representação do mar arrasta-nos e faz-nos mergulhar em cada imagem deste livro.


Já sobre as ilustrações de João Fazenda, o júri salientou a forma como elas nos conduzem e acompanham na leitura destas memórias e paisagens evocadas por José Saramago. O ilustrador revela uma particular empatia pela vivência da infância do escritor.


O júri considerou ainda dar destaque a um conjunto de três obras singulares:
- Desenha tudo o que quiseres, texto e ilustração de Madalena Matoso, editado pela Planeta Tangerina.
- Apanhar ar, apanhar sol, ilustrações de Bernardo Carvalho e texto de Isabel Minhós Martins, editado pela Planeta Tangerina.
- O que é isto?, ilustrações de Yara Kono e texto de Ana Pessoa, editado pela Planeta Tangerina.

Concorreram a esta 27ª edição do Prémio Nacional de Ilustração, 82 obras da autoria de 59 ilustradores, publicadas por 36 editoras e 1 entidade diversa, e ainda 3 edições de autor.

O júri foi constituído por Cristina Sampaio, Daniel Lima e Ana Marta Araújo (esta em representação da DGLAB).