Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
quinta-feira, 16-10-2025
PT | EN
República Portuguesa-Cultura Homepage DGLAB

Morreu José Afonso Furtado (1953 - 2025)

Morreu José Afonso Furtado (1953 - 2025)
Data :
15/10/2025

Antigo Presidente do IPLL e figura marcante das políticas do livro e da leitura em Portugal.



José Afonso Furtado exerceu a sua atividade profissional em diversos organismos governamentais na área da Cultura, tendo sido presidente do Instituto Português do Livro e da Leitura (IPLL) entre 1987 e 1991.

Juntamente com Maria José Moura foi um dos responsáveis pelo lançamento da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, assinando com os municípios contratos-programa que viabilizaram a existência das primeiras bibliotecas públicas municipais.

Foi Chefe de Gabinete do então Ministro da Cultura, Manuel Maria Carrilho e membro do Conselho Superior de Bibliotecas entre 1998 e 2007. Assumiu o cargo de diretor da Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian entre 1992 e 2012.
Publicou várias obras nas áreas do livro, da leitura, das bibliotecas e das novas tecnologias, quer em Portugal quer no estrangeiro, designadamente A Edição de Livros e a Gestão Estratégica (Booktailors, 2009), com tradução na Argentina.
Em 2012, foi condecorado como Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.
Foi docente em várias instituições do ensino superior, nomeadamente no Curso de Pós-Graduação em Edição – Livros e Novos Suportes Digitais da Universidade Católica Portuguesa. Membro da Comissão de Honra do Plano Nacional de Leitura 2027.

Em 2011, a revista Time considerou a sua presença no Twitter (atual X) como uma das mais relevantes no mundo, na categoria de "notícias", em paralelo com a Reuters e a CNN.

Pelo seu percurso profissional e pelo grande contributo que deu para o setor do livro e das bibliotecas, assinalamos a enorme perda e enviamos as nossas condolências à família.

Foto: Daniel Rocha / Jornal Público