Resumo
Portugal destaca-se com 85% da população a ler pelo menos um livro no último ano.
Texto
A European and International Booksellers Federation (EIBF) apresentou recentemente um estudo detalhado sobre hábitos de leitura e consumo de livros, conduzido pela empresa belga Listen. Este estudo, que analisou 20 países, incluindo Portugal, destaca tendências relevantes no comportamento dos consumidores em relação à leitura e à compra de livros.
Em Portugal, 85% da população afirmou ter lido pelo menos um livro no último ano, igualando a média global. Contudo, os portugueses distinguem-se por comprarem mais livros: 76% adquiriram um livro nos últimos 12 meses, um valor superior à média do estudo (72%). Além disso, oferecer livros como presente é mais comum em Portugal, um hábito marcadamente superior ao dos restantes países analisados.
Os portugueses têm uma clara preferência por livros novos, com apenas 24% a optarem por livros em segunda mão, em comparação com a média global de 35%. As livrarias físicas mantêm-se como um espaço de eleição: 25% dos portugueses compram exclusivamente em livrarias físicas, contrastando com a média internacional de 14%. Entre os motivos apontados para preferir livrarias independentes, destacam-se a conveniência e as promoções ou preços competitivos.
Quanto aos géneros literários, a ficção lidera as preferências de compra em Portugal, seguida pela não-ficção, apreciada por 34% dos inquiridos.
O estudo completo pode ser consultado aqui.