Resumo
A escritora, nascida em Angola e radicada em Portugal, soma mais uma distinção ao seu percurso literário.
Texto
Djaimilia Pereira de Almeida foi anunciada como vencedora do Prémio Vergílio Ferreira 2025, galardão atribuído anualmente pela Universidade de Évora para destacar a qualidade da obra literária e o contributo significativo para a literatura portuguesa.
Nascida em Angola, em 1982, e residente em Portugal desde a infância, Djaimilia Pereira de Almeida tem construído uma carreira literária de excelência. Licenciada em Estudos Portugueses pela Universidade Nova de Lisboa e doutorada em Teoria da Literatura pela Universidade de Lisboa, a autora tem recebido várias distinções ao longo dos anos. Em 2018, foi contemplada com uma das Bolsas de Criação Literária da DGLAB/MC, e em 2019 venceu o Prémio Oceanos pelo livro Lunda, Lisboa, Paraíso. Mais recentemente, em 2024, conquistou o Grande Prémio de Romance e Novela APE/DGLAB com a obra Toda a Ferida é uma Beleza.
Reconhecida pela profundidade e sensibilidade que imprime às suas narrativas, Djaimilia Pereira de Almeida junta agora o Prémio Vergílio Ferreira à sua lista de distinções, consolidando o seu lugar como uma das vozes mais marcantes da literatura em língua portuguesa. A cerimónia de entrega do prémio está marcada para março, na Universidade de Évora.