Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
quarta-feira, 15-01-2025
PT | EN
República Portuguesa-Cultura Homepage DGLAB

Djaimilia Pereira de Almeida vence Prémio Vergílio Ferreira

Djaimilia Pereira de Almeida vence Prémio Vergílio Ferreira
Data :
10/01/2025

​A escritora, nascida em Angola e radicada em Portugal, soma mais uma distinção ao seu percurso literário.


​Djaimilia Pereira de Almeida foi anunciada como vencedora do Prémio Vergílio Ferreira 2025, galardão atribuído anualmente pela Universidade de Évora para destacar a qualidade da obra literária e o contributo significativo para a literatura portuguesa.

Nascida em Angola, em 1982, e residente em Portugal desde a infância, Djaimilia Pereira de Almeida tem construído uma carreira literária de excelência. Licenciada em Estudos Portugueses pela Universidade Nova de Lisboa e doutorada em Teoria da Literatura pela Universidade de Lisboa, a autora tem recebido várias distinções ao longo dos anos. Em 2018, foi contemplada com uma das Bolsas de Criação Literária da DGLAB/MC, e em 2019 venceu o Prémio Oceanos pelo livro Lunda, Lisboa, Paraíso. Mais recentemente, em 2024, conquistou o Grande Prémio de Romance e Novela APE/DGLAB com a obra Toda a Ferida é uma Beleza.

Reconhecida pela profundidade e sensibilidade que imprime às suas narrativas, Djaimilia Pereira de Almeida junta agora o Prémio Vergílio Ferreira à sua lista de distinções, consolidando o seu lugar como uma das vozes mais marcantes da literatura em língua portuguesa. A cerimónia de entrega do prémio está marcada para março, na Universidade de Évora.