No ano em que se assinalam os 50 anos da Constituição da República Portuguesa, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas associa-se à comemoração desta data através do cartaz oficial do Dia Mundial do Livro 2026.
“Democracia e Cidadania” é o mote que inspira não só o cartaz, como também o conjunto de iniciativas promovidas pela DGLAB ao longo do mês de abril.
A ilustração é da autoria de Carolina Celas, distinguida com menção honrosa no Prémio Nacional de Ilustração 2025, e encontra-se disponível nesta página para descarregamento. Convidam-se as Bibliotecas Municipais e as livrarias a associarem-se a esta iniciativa, promovendo a leitura como um ato de liberdade, cidadania e democracia.
Cartaz do Dia Mundial do Livro (pdf)
Cartaz do Dia Mundial do Livro (jpeg)