Resumo
Ilustradora portuguesa vence prémio “Purple Island” no Nami Concours 2026.
Texto
A ilustradora portuguesa Catarina Sobral está entre as vencedoras do Nami Concours 2026, concurso internacional de livro ilustrado que decorre na ilha de Nami, na Coreia do Sul. A artista foi distinguida com o prémio “Purple Island” pelo trabalho visual do livro As pessoas são esquisitas, escrito por Victor D. O. Santos e editado em Portugal pela Orfeu Negro.
O livro, que aborda o mundo e as idiossincrasias humanas a partir do olhar de uma criança, tem direitos vendidos para vários idiomas e foi selecionado pela Biblioteca Internacional da Juventude como uma das melhores obras de literatura infantil e juvenil de 2025. Esta é a segunda distinção de Catarina Sobral no Nami Concours, depois de ter vencido o “Green Island” em 2017.
Para esta edição do concurso, além de Catarina Sobral, os ilustradores portugueses Mariana Rio, Renata Bueno e António Jorge Gonçalves foram também selecionados para a short list do Nami Concours 2026, considerado um dos mais importantes concursos internacionais dedicados à ilustração de livros infantis.