Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
sexta-feira, 02-10-2026
PT | EN
República Portuguesa-Cultura Homepage DGLAB

Bolsas de Residência Literária Eça de Queiroz - 5.ª Edição

Bolsas de Residência Literária Eça de Queiroz - 5.ª Edição
Data :
01/10/2026

Estão abertas, a partir de hoje, as candidaturas à quinta edição das Bolsas de Criação Literária Eça de Queiroz.


​A edição anterior contou com 109 candidaturas admitidas a concurso, tendo os seis residentes encontrado em Tormes o local idílico para a escrita.

Fruto de uma parceria entre a Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM), a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) e a Fundação Eça de Queiroz (FEQ), estas bolsas visam promover a produção literária em língua portuguesa. Trata-se do maior programa de residências literárias do país.

Cada temporada consiste na estadia de um autor durante um mês em Tormes (FEQ), local com larga tradição literária que inspirou Eça de Queiroz a escrever A Cidade e as Serras.

Os residentes contam com todas as despesas pagas, bem como honorários no valor de 1330€, e ficam alojados numa casa autónoma em Tormes, com todas as condições para terem tempo e sossego para escrever.

O júri conta com Filipa Melo, Jorge Reis-Sá e José Manuel Cortês, personalidades de reconhecido mérito cultural.

As candidaturas encontram-se abertas de 1 de Outubro a 29 de Outubro, e a primeira temporada ocorre a partir de Fevereiro de 2027.

Para mais informações, contactar DGLAB através do mail dsl@dglab.gov.pt.