Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
sexta-feira, 27-12-2024
PT | EN
República Portuguesa-Cultura Homepage DGLAB

Skip Navigation LinksPesquisaAutores1

Biografia

Biografia
                  

Laura Fernanda Bulger  
[Lisboa, 1939]  

Contista e ensaísta. Licenciada em Filologia Germânica pela Universidade de Lisboa, cedo teve de percorrer árduos caminhos de afirmação pessoal. Criada numa «corte feminina» (avó culta que lhe falava das literaturas alemã e inglesa, de Beethoven e de Mozart), foram os «vilões» os seus heróis – um avô temido e distante mas amado e um pai «que ansiava voltar a ver, o que aconteceu por volta dos dezoito anos». Funcionária pública e tentando criar, sozinha, uma filha, achou na emigração para o Canadá (1966) a «saída» para os seus problemas em Portugal, depois de casar com um canadiano de origem irlandesa que conhecera, pouco antes, em Madrid.

Refez a sua vida em Toronto, onde se licenciou em Literatura Espanhola, completou o mestrado e partilhou a solidão dos compatriotas imigrados. Nesta cidade do Canadá preparou a sua tese de doutoramento apresentada à Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em 1988. Professora convidada em universidades portuguesas e do Canadá, é professora associada na Universidade de Nova Iorque desde 1987.

Colabora em revistas e jornais portugueses e estrangeiros, organizou colóquios, festivais de cinema e encontros de intelectuais portugueses e estrangeiros em Toronto e tem participado em conferências internacionais em Portugal, Canadá, EUA, México e França. Os contos de Vaivém surgem em 1986 – contos nos quais a temática da emigração é bem patente – tendo em 1987 surgido a sua versão inglesa, Paradise on Hold. Dois dos contos de Vaivém foram então antologiados num volume de escritores canadianos destinado ao ensino secundário: Breaking Through, a Canadian Literary Mosaic (1990).
in Dicionário Cronológico de Autores Portugueses, Vol. VI, Lisboa, 1999