Domingos Guimarães de Sá
[S. Vítor/Braga, 1928]
Autodidacta (tem como habilitações literárias a Instrução Primária), dirige desde 1965 a Secção Infantil e Juvenil da Biblioteca Pública de Braga – hoje integrada na Universidade do Minho –, onde criou em 1967 o Programa de Leitura Infantil e Juvenil.
Em 1971, foi incumbido pela Secretaria de Estado da Juventude e Desportos de estudar a possibilidade de extensão do mesmo programa a outras Bibliotecas públicas e municipais, o qual viria a ser aprovado, em 1972 e posto em prática nos anos de 1973, 1974 e 1979, nas Bibliotecas Públicas de Aveiro, Vila Nova de Gaia e Vila Nova de Famalicão. Em 1971, por solicitação da Direcção-Geral dos Assuntos Culturais e de acordo com o pedido da Embaixada de Portugal em Caracas, elaborou um Catálogo de Literatura Infantil de Autores Portugueses. Em 1972, com o patrocínio da Fundação Calouste Gulbenkian, criou a Biblioteca Infantil e Juvenil, no Patronato de Nossa Senhora da Torre, em Braga. Em 1976, a Delegação Regional do FAOJ, em Braga, solicitou à Universidade do Minho a sua colaboração para a criação do referido Programa Infantil e Juvenil na Biblioteca Municipal. Em 1979 foi incumbido pela Comissão de Gestão da Biblioteca Pública de Braga – Universidade do Minho – de elaborar um projecto de actividades culturais integrado no Ano Internacional da Criança. No mesmo ano, organizou, ainda naquela biblioteca, uma Sala de Leitura para crianças e jovens.
Guimarães de Sá tem proferido várias palestras de formação cultural para a juventude, tem colaborado em vários jornais e revistas, entre eles, Diacrítica, Revista da Legião de Maria e Jornal Diário do Minho, e participado em cursos de Cultura Geral de Pedagogia. Prefaciou e colaborou na obra Teatro de Camões: Anfitriões, El-Rei Seleuco e Filodemo, em co-autoria com o Dr. José Cardoso.
in Dicionário Cronológico de Autores Portugueses, Vol. V, Lisboa, 1998