Joaquim Magalhães
[Porto, 1909 - Faro, 1999]
Pedagogo, escritor e humanista.
Licenciou-se em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, realizou o estágio pedagógico no Liceu Normal de Coimbra, fez o exame de Estado no Liceu de Pedro Nunes em Lisboa e foi colocado como professor agregado do Liceu de João de Deus em Faro, onde seria professor de Lídia Jorge, Maria Aliete Galhoz, Teresa Rita Lopes, Gastão Cruz, entre outros. Casou com uma senhora de Loulé e efectivou no Funchal. Regressou então a Faro e aí se manteve até à aposentação e onde foi director, vice-reitor, reitor e o primeiro presidente do Conselho Directivo da Gestão Democrática
Foi o promotor das primeiras edições da obra de António Aleixo, até aí disseminada oralmente, recolhendo sistematicamente todo o manancial, quer a partir do próprio autor, quer de amigos e conterrâneos.
Foi dirigente associativo em instituições de foro cultural, assistencial e cooperativo, provedor da Misericórdia de Faro e presidente da Mutualidade Popular. Fundou e foi presidente durante trinta anos, do Ciclo Cultural do Algarve. Colaborou na imprensa regional e teve inúmeros cargos em Comissões Culturais e de Turismo, tendo sido condecorado pelas Câmaras de Tavira e de Faro e com a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique. O seu nome foi dado a uma escola de Faro.
Centro de Documentação de Autores Portugueses
01/2010