Amadeu Carvalho Homem
[Satão, 1945]
Professor universitário e historiador. Licenciado em Filosofia, em 1972, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, foi admitido como Assitente Eventual do Grupo de História desta Faculdade, no ano lectivo de 1977-78, no Instituto de História e Teoria das Ideias onde foi discípulo do Professor Doutor José Sebastião da Silva Dias. Prestou provas de doutoramento em Letras (especialidade de História Moderna e Contemporânea) na Universidade de Coimbra, em 1988, tendo defendido a tese «Teófilo Braga, Filosofia e pensamento político-social». É, desde Outubro de 1990, Professor Associado do grupo de História.
Pertence, desde 1989, ao Conselho Directivo do Centro de Documentação 25 de Abril, instituição directamente dependente da Reitoria da Universidade. É conferencista permanente do Instituto de Altos Estudos da Força Aérea, no âmbito dos cursos de formação para Oficiais Generais, director do Centro de História Social do Instituto Superior de Serviço Social de Coimbra e desempenhou idênticas funções no Instituto de História e Teoria das Ideias da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Em 1989 publicou a sua dissertação de doutoramento sob o título A Ideia Republicana em Portugal: O Contributo de Teófilo Braga. Tem algumas dezenas de artigos referentes à História Contemporânea portuguesa dispersos por revistas universitárias, tais como Revista de História das Ideias, Revista Portuguesa de História, Biblos, Mathesis, Insulana, etc.
Colaborou na História de Portugal dirigida por José Mattoso (vol. 5º., 1993), e na História de Portugal dirigida por João Medina (vols. 8º., 9º. e 10º., 1993).
Centro de Documentação de Autores Portugueses
06/2002