Duarte Ivo Cruz
[Lisboa, 1941]
Professor e político. Licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa, tem dedicado, desde muito novo, uma atenção particular ao fenómeno do teatro, como crítico, divulgador, historiador e ensaísta. Frutos desse labor são uma Introdução ao Teatro Português do Século XX (1969), em que analisa com objectividade e isenção a obra dos nossos principais dramaturgos a partir do realismo, de cujos textos apresenta uma criteriosa antologia. Foi director-adjunto de Teatro Municipal de São Luís (1971-72), colaborador do Ministério da Cultura na área de teatro (1984-87) e professor de História do Teatro e do Espectáculo na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa.
Paralelamente desempenhou cargos políticos, tendo sido, antes de 25 de Abril de 1974, subdirector do Secretariado para a Juventude (1970-1972) e subsecretário de Estado da Segurança Social (1973-1974). No Brasil foi membro da Unidade de Negociações do GATT (General Agreement on Tariffs and Trade) do Ministério das Relações Exteriores do Brasil e director da área de Relações Económicas Externas da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (1976-1981) e presidente do IAPA (1982-1984), tendo-se especializado em Relações Internacionais. Director do Departamento de Relações Internacionais da Associação Industrial Portuguesa (AIP), publicou estudos sobre temas económicos. Exerceu funções docentes na Universidade Mackenzie de São Paulo (Brasil), na área de Direito, e na Universidade Católica de Lisboa, na área da literatura.
Colaborou com a Emissora Nacional, Rádio Difusão Portuguesa (RDP), a Rádio Televisão Portuguesa (RTP) e com a TV Record (Brasil). Colaborou igualmente com a imprensa, nas áreas da literatura, do teatro e da economia, em periódicos como: Diário de Notícias, Semanário, O Independente e Diário de S. Paulo (Brasil). Contribui, com trabalhos de pesquisa, análise crítica e redacção de prefácios, para a edição e reedição de obras de outros autores, das quais se referem Viagem a Portugal, de Carl Israel Ruders e Teatro Completo com Peças Inéditas, de Vitoriano Braga, entre outros.
Membro fundador e sócio de número da Academia Luso-Brasileira de Ciências, Letras e Artes (São Paulo).
Centro de Documentação de Autores Portugueses
05/2011