António M. B. Machado Pires
[Angra do Heroísmo/Açores, 1942]
Professor universitário. Ensaísta. Investigador.
Licenciado em Filologia Românica pela Faculdade de Letras de Lisboa (1966), onde foi assistente, doutorou-se em Literatura Portuguesa pela Universidade dos Açores (1979), com a tese A Ideia da Decadência na Geração de 70, onde se aposentou como professor catedrático, vice-reitor (1981-1982) e reitor, a partir de Dezembro de 1982, tendo também fundado e dirigido o departamento de Línguas e Literaturas Modernas. Tem leccionado cadeiras de Cultura e Literatura Portuguesa, e Teoria da Cultura.
Prefaciador vário (em especial, de As Ilhas Desconhecidas, de Raúl Brandão, 1988) e colaborador do Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira, Colóquio/Letras, Prelo, Arquipélago, Revista da Universidade de Coimbra, entre outras publicações especializadas. Dirigiu a publicação das Obras Completas de Antero de Quental e as Obras Completas de Vitorino Nemésio.
Assinou diversos trabalhos científicos e apresentou inúmeras comunicações em congressos e colóquios. Foi director e co-fundador da revista Arquipélago, conselheiro do INIC (Instituto Nacional de Investigação Científica), presidente do SIEN (Seminário Internacional de Estudos Nemésianos) e membro do conselho editorial da Imprensa Nacional/ Casa da Moeda. Foi agraciado com a Medalha Brasileira dos 25 Anos da Universidade de Santa Catarina (Brasil) e com a Ordem de Instrução.
Centro de Documentação de Autores Portugueses
04/2010