Texto do Conteúdo
LIVRO VENCEDOR
dança não dança
Design: Ana Baliza e Mariana Veloso
Edição e investigação: Ana Bigotte Vieira, Ana Dinger, Carlos Manuel Oliveira, João dos Santos Martins
Editoras: Fundação Calouste Gulbenkian e Imprensa Nacional-Casa da Moeda
Impressão: INCM
Formato: 219 x 309 mm
Nº de páginas: 440
Tiragem: 1000 ex.
ISBN: 978-972-27-3140-9

|

|
Fotos © Fábio Cunha
O Prémio Design de Livro 2025 foi atribuído a Ana Baliza e Mariana Veloso pelo design do livro dança não dança. O júri refere tratar-se de um projeto editorial que propõe uma experiência de leitura fundada na performatividade do objeto, tratando a complexidade dos conteúdos, com variadas tipologias e especificidades como uma proposta lúdica, aberta e participada. Proporcionando a multiplicidade da experiência de leitura e consulta dos conteúdos, apresenta uma estrutura intertextual interessante e um corte de página que potencia a combinação, sublinhando o conceito de movimento e coreografia improvisada. Fazendo uso de materiais comuns, a produção gráfica é hábil e surpreendente.
MENÇÕES ESPECIAIS
Os Ovários das Papoilas
Design: Macedo Cannatà
Textos e desenhos: Isabel Carvalho e Clara Batalha
Editoras: Sismógrafo / Salto no Vazio Associação Cultural
Impressão: Gráfica Maiadouro
Formato: 145 x 100 mm
Nº de páginas: 112
ISBN: 978-989-35211-7-5

|
Sobre o livro Os Ovários das Papoilas, com design do estúdio Macedo Cannatà, textos e desenhos de Isabel Carvalho e Clara Batalha, editado por Sismógrafo e produzido pela Gráfica Maiadouro, é referido que este não passa despercebido, apesar da reduzida escala do livro e a sua aparente fragilidade, obrigando os leitores a manusear o livro como se de uma flor se tratasse. Esta condição material não limita a experiência de leitura, que é facilitada por uma mancha tipográfica muito competente e bem adaptada ao formato e relação íntima que se pretende ter com o objeto. Um livro delicado e singelo que captura o conteúdo de forma poética e exemplar não só através do formato de livro de bolso mas também através da semi-transparência do papel de baixa gramagem e do desdobramento de páginas onde o conteúdo ora se revela, ora se oculta.
Problemas do Primitivismo - a partir de Portugal
Design: Sofia Gonçalves
Textos: AAVV
Editoras: A Oficina CIPRL, CIAJG e Documenta
Impressão: Gráfica Maiadouro
Formato: 250 x 180 mm
Nº de páginas: 408
Tiragem: 750 ex.
ISBN: 978-989-53786-5-4
Quanto ao livro Problemas do Primitivismo — a partir de Portugal com design de Sofia Gonçalves, editado por A Oficina CIPRL, CIAJG e Documenta, e produzido pela Gráfica Maiadouro, o júri refere: é primoroso na sua concepção e planeamento — desde o desenho de página, passando pela disposição e justaposição das imagens até aos detalhes tipográficos. O projeto editorial consolida-se na profusão e diversidade de imagens e densa mancha tipográfica estruturados em perfeito equilíbrio. O objeto, contido na sua materialidade, é extremamente funcional e apropriado. Além do mais, denota uma visão editorial coesa e concertada resultante de uma excelente colaboração entre a designer e as editoras.
O júri do Prémio Design de Livro 2025 foi composto por Ana Catarina Silva, Joana Baptista Costa, Sofia Santos e Susana Carvalho.
Consulte a Ata da reunião do júri: ATA_PDL_2025
Para além do vencedor do Prémio Design de Livro e dos dois distinguidos com menções especiais, foram ainda selecionados pelo júri mais 17 livros para serem apresentados à competição
Best Book Design from All Over the World, da fundação alemã
Buchkunst.
Consulte a lista dos
20 livros selecionados para a edição de 2026 do concurso internacional.