As Menções Especiais foram atribuídas ao ilhas studio, pelo design do livro Mezzocane e a Inês Nepomuceno, pelo design do livro Escavadora.
O júri da presente edição do Prémio Design de Livro, composto por Cláudio Rodrigues, Isabel Duarte, Joana Bravo e Paula Mendes, avaliou um total de 116 livros admitidos a concurso. Foi atribuido por consenso o Prémio Design de Livro de 2024 a L'Esprit Singulier, com design de Macedo Cannatà, editado pela Coleção Treger Saint Silvestre e pelo Centro de Arte Oliva e impresso pela Gráfica Maiadouro. Sobre este livro, o júri afirma:
"L'Esprit Singulier" desafia as normas do design gráfico, assim como a arte bruta questiona as barreiras da arte, demonstrando um envolvimento informado e crítico dos designers relativamente ao conteúdo e contexto em que o livro é criado. Propõe-se uma leitura desconfortável que é traduzida na escolha de materiais e tratamento tipográfico, nomeadamente através da distorção de uma tipografia comum - Times New Roman -, assim como no serrilhado do papel que deixa um rasto ao ser folheado, contaminando o leitor com a própria materialidade do livro. O papel escolhido tem um alto índice de mão permitindo que o objeto final seja surpreendentemente leve, apesar do seu formato e tamanho de dimensões consideráveis. Por fim, a capa monocromática e tipográfica é enigmática e atrativa incitando curiosidade sobre o seu conteúdo. O questionamento dos limites de leitura através do desafio à experiência do leitor denotam uma consciência da tecnologia do livro e uma segurança na sua manipulação resultando num objeto interessante e disruptivo.
Relativamente ao livro Escavadora, com design de Inês Nepomuceno, editado por XYZ Books e impresso pela Gráfica Maiadouro, o júri afirma: destacou-se no grupo de livros a concurso pela qualidade da escolha dos materiais, nomeadamente papéis muito contrastantes entre alto brilhante e totalmente mate; pela reprodução irrepreensível das imagens; pelo uso de um verniz de alto brilho, remetendo para a ideia da máquina, que dá título à publicação; e, por fim, a proposta inclusiva de uma capa não-capa que glorifica a ficha técnica — elemento convencionalmente sem destaque e deixado para o final do livro — atribuindo um lugar de distinção não só à artista, autora do livro, mas a todas as pessoas que colaboraram neste projeto editorial.
Quanto a Mezzocane, com design de ilhas studio, editado por Culturgest — Fundação Caixa Geral de Depósitos e impresso pela Gráfica Maiadouro, o júri sublinha: pelo caráter subversivo do seu formato — o formato pequeno, 10×15cm, semelhante a um missal ou livro de horas — obliterando as ideias correntes da monografia de artista, habitualmente pesada e de grandes dimensões. Além disso, o júri destaca a diversidade de papéis utilizados, os tratamentos de imagem em jogos de positivo/negativo, os exercícios com os tamanhos da letra, a linha e a página na composição do texto, bem como a reduzida paleta cromática preta e vermelha, que resultam numa leitura dinâmica e surpreendente.
O júri selecionou ainda17 livros que serão, juntamente com o vencedor e as menções especiais, apresentados à competição internacional Best Book Design From All Over the World 2025, promovida pela fundação alemã Buchkunst:
- A Construção do Algarve: Arquitetura Moderna, Regionalismo e Identidade no Sul de Portugal, 1925-1965 / João Faria/Drop
- Ana Santos Colecção Primavera/Verão / Atelier Carvalho Bernau
- Antologia de Teatro de Claudio Hochman (Três volumes: 1497 e outras peças de teatro; Peças deteatro para a infância; Adaptações de textos teatrais) / José Albergaria e Carlota Blanc
- Eclipse / Joana Durães
- Entelechy / Márcia Novais
- I Photograph You Photographing Her Photographing Me / David-Alexandre Guéniot
- Jean-Marie Straub & Danièle Huillet: Na cratera do vulcão / Joana Machado
- Livros de Fotografia em Portugal: da Revolução ao Presente / Pedro Nora
- Massa Confusa / Ana Baliza
- Parque. Conjunto Habitacional do Luso-Lima 1958-2023 / Luís Sousa Teixeira — ODISSEU
- Passagens / Ana Resende
- Por exemplo, uma rosa / Madalena Matoso
- Promontorio / Architecture and the Reflective Practice / João M. Machado
- Provisional School For Nothing—exercise of imagination / Marco Balesteros
- Teatro do Mal / And Atelier
- Tout — Encyclopaedia / Barbara says — António Silveira Gomes e Cláudia Castelo
- Trabalho Capital / Atelier d'Alves
Valorizar as áreas de criação diretamente ligadas à produção do livro objeto, tais como o design, a qualidade de impressão e do acabamento, a conceção gráfica e o emprego de materiais, são os objetivos que presidiram à criação do Prémio Design de Livro, em 2017, pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas. Este prémio anual tem o valor de 5000 euros, tendo as Menções Especiais o valor de 1500 euros.
Os 20 livros selecionados pelo júri constituem a candidatura portuguesa ao prémio Best Book Design from All Over the World, atribuído pela Stiftung Buchkunst. Os resultados serão conhecidos no início do próximo ano, e os prémios serão entregues durante a Feira Internacional do Livro de Leipzig, em março 2025, onde os livros candidatos de todos os países estarão em exposição. Todos os livros voltarão a estar expostos em outubro de 2025, desta vez na Feira Internacional do Livro de Frankfurt.
Consulte a Ata da reunião de júri.
Saiba mais Prémio Design de Livro.