Portugal volta a marcar presença no panorama internacional da literatura infantojuvenil com oito nomeações para o Prémio ALMA 2026 (Astrid Lindgren Memorial Award), uma das mais importantes distinções mundiais na área da leitura e da criação para crianças e jovens.
A lista de nomeados foi anunciada durante a Feira do Livro de Frankfurt, um dos maiores e mais influentes eventos profissionais do setor do livro.
Os nomeados portugueses são André Letria (ilustrador), Catarina Sobral (autora / ilustradora), Cristina Carvalho (autora), Cristina Taquelim (promotora de leitura), Madalena Matoso (ilustradora), Mafalda Cordeiro (autora), Mariana Rio (ilustradora) e José Jorge Letria (autor).
Este conjunto de nomeações evidencia a força, a criatividade e a diversidade da literatura e da ilustração infantojuvenil portuguesa, reconhecidas pela qualidade do trabalho desenvolvido tanto a nível nacional como internacional.
Criado em homenagem à escritora sueca Astrid Lindgren, o Prémio ALMA distingue, anualmente, autores, ilustradores, narradores orais e instituições cujo trabalho promove o amor pela leitura e pelos livros junto das gerações mais jovens. O vencedor será anunciado em março de 2026, durante a Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha.
Em Portugal, a DGLAB é responsável pelas nomeações nacionais desde 2007, tendo proposto, para esta edição, Madalena Matoso e Mariana Rio. Em 2025, o Observatório da Leitura / IBBY Portugal passou também a integrar a lista de entidades com capacidade de apresentar nomeações, alargando assim a representatividade portuguesa neste prestigiado prémio.
A lista completa de nomeados, que abrange candidatos de 74 países, pode ser consultada no site oficial do prémio.