Resumo
Jurista e escritor português distinguido pela obra Morramos ao Menos no Porto.
Texto
Francisco Mota Saraiva foi anunciado como vencedor do Prémio Literário José Saramago 2024 pela sua obra Morramos ao Menos no Porto. O anúncio teve lugar no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém (CCB), um local simbólico onde José Saramago foi homenageado pelo Estado português após receber o Prémio Nobel da Literatura em 1998.
Natural de Coimbra e atualmente residente em Lisboa, Francisco Mota Saraiva, nascido em 1988, é jurista com formação pela Universidade Nova de Lisboa e pela Nova School of Business and Economics. A sua carreira literária tem vindo a ganhar destaque nos últimos anos, tendo sido distinguido em 2022 com o Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís pelo romance Aqui Onde Canto e Ardo.
O romance premiado, Morramos ao Menos no Porto, será publicado em 2025, confirmando o autor como uma das vozes mais promissoras da literatura contemporânea em língua portuguesa. Este galardão, que distingue obras de ficção de jovens escritores lusófonos, sucede à vitória do brasileiro Rafael Gallo em 2022, com o livro Dor Fantasma.
Em 2021, foi-lhe atribuída, pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, uma bolsa de criação literária e, em 2023, uma residência literária pela Fundação Eça de Queiroz, em parceria com a INCM e a DGLAB.