Resumo
O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de abril.
Texto
No ano em que se assinalam os 500 anos do nascimento de Camões, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas homenageia o poeta através do seu cartaz comemorativo do Dia Mundial do Livro 2024.
Luís de Camões foi uma figura singular no universo das letras portuguesas e um dos poetas mais proeminentes da literatura mundial. Esta comemoração não reverencia apenas o legado literário do poeta, mas também pretende destacar a vastidão do seu conhecimento e a influência duradoura que exerce sobre as culturas de língua portuguesa em todo o mundo.
O cartaz, com conceção de Luís Mendonça/Gémeo Luís, pode ser descarregado nesta página. Convidam-se as Bibliotecas Municipais e as livrarias a darem igualmente destaque ao quinto centenário do nascimento de Luís Vaz de Camões.
cartaz dia do livro.pdf
cartaz dia do livro.jpg
Conheça também a exposição dedicada aos vencedores do Prémio Camões, igualmente da autoria de Luís Mendonça e que segue o design do cartaz do Dia Mundial do Livro.
O Prémio Camões foi instituído em 1988 pelos estados português e brasileiro, com vista a estreitar os laços culturais entre os vários países lusófonos e enriquecer o património literário e cultural da língua portuguesa.