Resumo
Fundação Champalimaud acolhe, a 3 e 4 de setembro, a 3.ª edição do maior evento nacional dedicado ao livro e ao conhecimento.
Texto
Nos dias 3 e 4 de setembro de 2025, a Fundação Champalimaud, em Lisboa, será palco da terceira edição do BOOK 2.0, evento promovido pela APEL – Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, que se assume como uma das principais plataformas de reflexão sobre o futuro do livro, da leitura e da literacia em Portugal e na Europa.
Sob o mote “A Reinvenção das Espécies”, a edição de 2025 propõe um debate alargado sobre os desafios contemporâneos da leitura e da edição num mundo em rápida transformação. A inteligência artificial, a transição digital, a sustentabilidade e o papel da literacia na construção de sociedades mais informadas e críticas estarão no centro das discussões.
Ao longo de dois dias, autores, especialistas, decisores políticos, influenciadores literários e representantes do setor editorial nacional e internacional irão refletir sobre temas como o impacto da inteligência artificial nos hábitos de leitura e nas práticas editoriais, o papel das bibliotecas e livrarias na era digital, as novas diretivas europeias para a sustentabilidade do setor e a promoção da literatura portuguesa no mundo global.
Entre os momentos altos da programação está ainda a apresentação dos resultados atualizados do estudo nacional sobre hábitos de leitura e compra de livros, promovido pela APEL desde 2023.
Com o Alto Patrocínio do Presidente da República Portuguesa e o apoio de diversas entidades nacionais e internacionais, incluindo a DGLAB, o BOOK 2.0 afirma-se como uma missão coletiva pela leitura, pela literacia e pela valorização do conhecimento como bem comum.