Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
quarta-feira, 22-01-2025
PT | EN
República Portuguesa-Cultura Homepage DGLAB

Skip Navigation LinksLiteratura

Literatura, crítica literária e divulgação de autores

Literatura, crítica literária e divulgação de autores
                  

A base de dados Autores portugueses, da responsabilidade da DGLAB, reúne dados bibibliográficos sobre mais de cinco mil autores de todas as áreas do saber, na sua maioria dos escritores, ensaístas e poetas, do século XII aos nossos dias, e encontra-se em permanente atualização.

A CETbase - Teatro em Portugal é uma base de dados concebida e mantida pelo Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e reúne informação sobre atores, autores, tradutores, textos, produtores, festivais, locais de apresentação, etc., tanto do teatro profissional como do amador e do universitário.

Para uma abordagem geral à literatura portuguesa, sugerimos a consulta do Portal da literatura, um projecto independente com fins culturais e não lucrativos, desenvolvido por sete utilizadores anónimos e propriedade da Cofomark, Lda. Atualizado diariamente, este sítio oferece (em 2008 a mais de 800 000 vistantes) informação sistematizada sobre autores, títulos, provérbios, pensamentos, adivinhas, editoras, livrarias, notícias, entrevistas... O Projecto Vercial, concebido em 1996 por José Leon Machado, com o apoio da Universidade do Minho, foi um dos primeiros a oferecer na Internet informação sobre literatura portuguesa e, em particular, sobre escritores portugueses reunidos por ordem alfabética do nome próprio. ViajarCom constitui o exemplo de um pequeno projecto de divulgação, sob a forma de roteiros literários, da vida e obra de vários escritores relacionados com a região Norte. No âmbito da divulgação comercial, as páginas Autores em Destaque da Wook (ex-Webboom) do grupo Porto Editora oferecem várias possibilidades de pesquisa da edição corrente. Nesta base de dados (por odem alfabética do nome próprio), são tratados centenas de autores portugueses e estrangeiros. No seu conjunto, os sítios das editoras portuguesas constituem uma boa fonte de informação sobre os autores que publicam.

O sítio Leiturada Fundação Calouste Gulbenkian, oferece um vasto conjunto de recensões críticas sobre o que (desde 1960) se considera mais relevante na edição portuguesa, bem como a pesquisa do Plano de edições do respectivo Serviço de Educação, e o conteúdo de todos os Boletins culturais que esta Fundação vem editando até hoje. Também a revista Colóquio/letras foi disponibilizada na íntegra, desde o seu início (1971) até aos números mais recentes, em sítio próprio, permitindo uma excelente pesquisa de todos os conteúdos, dos respectivos sumários, da história da publicação, e ainda textos sobre a atualidade.

De natureza especializada, o E-Dicionário de termos literários, organizado e editado pelo professor catedrático Carlos Ceia, pretende recolher o maior número possível de termos técnicos da literatura. Disponibiliza uma base terminológica de cerca de 1700 entradas e é produzido por uma equipa de mais de cem professores e investigadores portugueses e brasileiros. Iniciado em 1997, evoluiu em 2005 para a edição electrónica.

PNET literatura, portal de literatura em língua portuguesa, divulga informação actualizada sobre a  literatura dos países de língua portuguesa, nomeadamente crítica literária, mini-entrevistas, inéditos e prépublicações entre outros.

DigLitWeb, o sítio de Manuel Portela, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, disponibiliza importante informação sobre literatura digital, bem como sobre os correlativos arquivos, edições e obras electrónicas.

Em maior ou menor grau de transição para o suporte digital, as revistas da especialidade, como o Blogue de letras do Jornal de Letras que inaugurou o respectivo sítio em Janeiro de 2010; o blogue da revista Ler; e a Storm magazine , oferecem informação importante sobre a edição literária do nosso país. Livros e leituras é a mais recente das revistas portuguesas sem fins lucrativos editada em suporte digital.

A divulgação nacional e internacional dos autores portugueses, nomeadamente no que respeita à edição corrente, é efectuada pelos diferentes agentes do mercado do livro e da leitura: editoras, autores e críticos literários, livrarias e bibliotecas. A principal entidade oficial que promove esta divulgação tanto em Portugal como no estrangeiro é a própria Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB).

De entre as parcerias que a DGLAB mantém com outras entidades internacionais, consideradas estrategicamente relevantes para a promoção continuada da literatura e dos autores portugueses no estrangeiro, destacamos:

Estão incluídas nestas parcerias: residências internacionais de escritores, redes de difusão da literatura e dos autores de diferentes países europeus, entre outros projectos de âmbito internacional. 

Em língua portuguesa, sugerimos ainda a consulta da Biblioteca virtual de literaturada Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) . Na perspectiva da língua inglesa, Links to literature e Literary resources on the net são excelentes sítios de referência para a literatura do mundo.

▲