Linha de apoio exclusivamente destinada a editoras brasileiras, através da qual a DGLAB apoia parcialmente, através de incentivo financeiro, o custo de produção e o de direitos de autor.
Normas:
- São apoiadas obras de autores portugueses, de autores dos países africanos de língua portuguesa (Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau) e de Timor-Leste que tenham tido uma primeira edição portuguesa.
- Nos domínios da ficção, poesia, teatro, ensaio literário e literatura infantojuvenil.
- Há uma única candidatura anual com a data limite de receção a 31 de março.
- As candidaturas recebidas após a data limite são integradas no programa do ano seguinte.
- Cada editor pode enviar mais do que uma candidatura. Neste caso deve usar um formulário por obra candidata, bastando anexar um único formulário de identificação bancária.
- O apoio a atribuir é pago por transferência bancária, numa única parcela, até ao final do ano da candidatura, mediante assinatura de Acordo com a DGLAB.
Para mais esclarecimentos aconselhamos a leitura do Regulamento (Despacho n.º 6410/2020, publicado em DR n.º 117/2020, Série II de 2020-06-18).
Formulários de candidatura:
A candidatura não é considerada completa sem o envio dos contratos de direitos aplicáveis, que podem ser enviados por email para internacional@dglab.gov.pt
Contrapartidas:
-
Impressão do logótipo da DGLAB nas obras apoiadas, junto com a seguinte menção: "Obra
apoiada pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das
Bibliotecas/Cultura - Portugal";
Lista de obras apoiadas: