Ativar o modo mais acessível
Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Desativar Animações
quarta-feira, 15-01-2025
PT | EN
República Portuguesa-Cultura Homepage DGLAB

Skip Navigation LinksPesquisaAutores1

Biografia

Biografia
                  

J. Santos Simões  
[Vila do Espinhal/Coimbra, 1923]  

Jornalista, ensaísta, ficcionista, poeta, Joaquim António dos Santos Simões é licenciado em Ciências Matemáticas e Engenheiro Geógrafo pela Universidade de Coimbra, tem o curso de Ciências Pedagógicas e foi professor do ensino secundário.

Quando estudante foi presidente da Associação Académica de Coimbra, do Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra (TEUC) e da Associação dos Desportos de Coimbra. Ainda nesta cidade iniciou a sua actividade de opositor ao regime de Salazar, participando no MUD [Movimento de Unidade Democrática] Juvenil.

Radicado em Guimarães desde 1957, passou a participar no chamado grupo dos democratas de Braga, que teve acção política determinante nos últimos quinze anos do regime. Em 1976 foi eleito para a Assembleia Municipal de Guimarães como deputado municipal, cargo que ocupou durante dez anos. Esteve ligado à fundação do Cine-Club de Guimarães (de que é presidente da Assembleia Geral), do Teatro de Ensaio Raul Brandão (que dirigiu durante trinta e seis anos), da CERCIGUI [Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados do Concelho de Guimarães] (de que foi presidente da Assembleia Geral durante vinte anos) e do Infantário Nuno Simões. É presidente da Assembleia Geral do Círculo de Arte e Recreio e da Direcção da Sociedade Martins Sarmento (SMS).

Foi responsável pelas publicações Via Latina e boletim do TEUC (1950/51), suplemento cultural do Notícias de Guimarães (1961/74 e 1990/97), Elo (1970), Revista de Guimarães e boletim da SMS [Sociedade Mertins Sarmento] (1990/97). Foi, na década de sessenta, responsável pela edição, com texto actualizado, das Obras de Raul Brandão. Tem imensa colaboração dispersa na imprensa local, regional e nacional, em obras colectivas e antologias de poesia, e publicou ensaios, contos, poesia, literatura infantil e livros sobre viagens.

Alguns dos seus livros foram apreendidos pela polícia política antes do 25 de Abril de 1974. Foi agraciado com a Medalha de Ouro da Cidade de Guimarães e com o Grande-Oficialato da Ordem do Infante D. Henrique.
in Dicionário Cronológico de Autores Portugueses, Vol. V, Lisboa, 1998