Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
domingo, 22-12-2024
PT | EN
República Portuguesa-Cultura Homepage DGLAB

Skip Navigation LinksPesquisaAutores1

Biografia

Biografia
                  

Joaquim Matos  
[Matosinhos, 1929]  

Poeta.

Licenciado em Filologia Românica, tirou o curso de Ciências Pedagógicas e foi professor do Ensino Secundário e do Magistério Primário. Orientou várias actividades escolares, das quais se destaca o teatro, e fez parte, antes do 25 de Abril de 1974, do Grupo de Estudos sobre questões do ensino, que deu origem ao primeiro sindicato dos professores. Publicou, em colaboração, dois livros didácticos.

Esteve afastado do ensino entre 1959 e 1969, por razões políticas. Foi apoiante do General Humberto Delgado, nas eleições presidenciais de 1958, e preso, em 1962, por participar na Crise Académica de Lisboa.

Teve um programa na Emissora Nacional sobre coleccionismo. Tomou parte em júris de concursos nacionais literários e participou em congressos e colóquios nas áreas da literatura, da pintura e da pedagogia.

Foi fundador, editor e director do jornal/revista Letras e Letras (1987-1994), publicou cerca de duzentos textos sobre literatura, pintura e pedagogia e poemas e contos em jornais e revistas nacionais e estrangeiros. Tem uma Página de Literatura Portuguesa na Internet.
in Dicionário Cronológico de Autores Portugueses, Vol. V, Lisboa, 1998