Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
domingo, 22-12-2024
PT | EN
República Portuguesa-Cultura Homepage DGLAB

Skip Navigation LinksPesquisaAutores1

Biografia

Biografia
                  

Carlos Reis  
[Angra do Heroísmo, 1950]  

Carlos Reis
Carlos António Alves dos Reis, nascido nos Açores, estudou na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra a partir de 1968. Licenciado, dedicou-se à carreira académica leccionando Literatura Portuguesa, Literatura Espanhola e Teoria da Literatura naquela Universidade, da qual é Professor Catedrático.

Doutorado em 1983, com uma dissertação sobre O discurso ideológico do neo-realismo português, tem sido professor-convidado em diversas universidades estrangeiras: Santiago de Compostela, Salamanca, Hamburgo, Wisconsin-Madison (1992, 1994 e 2005) e Massachussetts-Dartmouth, além de ministrar regularmente cursos de Literatura Portuguesa em universidades brasileiras.

O seu primeiro livro, Estatuto e perspectivas do narrador na ficção de Eça de Queirós (1975), iniciou uma série de estudos sobre a obra queirosiana, a que o autor se consagrou. Além de ter criado uma cadeira de Estudos Queirosianos na Universidade de Coimbra, estudou o espólio do autor de Os Maias, depositado na Biblioteca Nacional, em colaboração com Maria do Rosário Cunha e, desde 1992, coordena a «Edição Crítica das Obras de Eça de Queirós» em publicação na Imprensa Nacional. É director da revista Queirosiana, da Fundação Eça de Queiroz, e faz parte, como membro da comissão executiva, do Conselho Cultural daquela Fundação.

Em 1988, quando foi lançado o ensino universitário à distância em Portugal através da Universidade Aberta, Carlos Reis ocupou até 1997 o cargo de Pró-Reitor da instituição. As novas tecnologias, a televisão, o cinema e a publicidade foram objecto de alguns dos seus ensaios; exerce também larga actividade periodística cultural em diversos jornais e revistas, sendo de destacar a sua crónica regular no Jornal de Letras, Artes e Ideias, «Trabalho de Casa», com recensões de livros e artigos sobre autores portugueses contemporâneos.

Carlos Reis foi Director da Biblioteca Nacional de Lisboa (1998-2002), Presidente da Comissão Nacional e da Comissão Executiva para as Comemorações do Centenário de Eça de Queirós (2000-2001) e Presidente da Associação Internacional de Lusitanistas (1999-2002). É Comendador da Ordem de Isabel La Católica (Espanha), Benfeitor do Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro e Doutor honoris causa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Centro de Documentação de Autores Portugueses
04/2005