Inês Pedrosa
[Coimbra, 1962]
Licenciada em Comunicação Social pela Universidade Nova de Lisboa, iniciou muito jovem uma carreira jornalística, desde logo reconhecida pela atribuição de vários prémios.
Como jornalista, tem desenvolvido trabalho especialmente na área cultural das mais prestigiadas publicações portuguesas – como no JL - Jornal de Letras, Artes e Ideias, no semanário Expresso (onde desde 2002 mantém uma coluna semanal intitulada «Crónica Feminina») e na revista Ler –, para além de ter sido directora da edição portuguesa da revista Marie Claire entre 1993 e 1996. É também autora e apresentadora de vários programas culturais na rádio e na televisão. Tem traduzido alguns livros.
A sua estreia como ficcionista deu-se em 1992, com o romance A Instrução dos Amantes, livro que mereceu uma excelente recepção por parte do público, pelo retrato realista e desencantado que traça da educação sentimental de um grupo de adolescentes urbanos que projectam, nos seus sentimentos e paixões, as estratégias relacionais do mundo dos adultos.
Em 1997 o seu segundo romance, Nas Tuas Mãos, vencedor do Prémio Máxima de Literatura, confirma plenamente o interesse e a aceitação despertados pela primeira obra da Autora.
Em 2005 estreou-se na dramaturgia com 12 mulheres e 1 cadela, adaptação de textos e personagens de Nas Tuas Mãos e Fica Comigo Esta Noite, completadas com um texto inédito, Geração TV, 10ª. e última história da peça encenada por São José Lapa para o Teatro da Trindade.
A sua obra encontra-se publicada no Brasil, Espanha, Itália e Alemanha. O seu romance A Eternidade e o Desejo foi finalista do Prémio Literário Portugal Telecom.
É directora da Casa Fernando Pessoa desde 2008.
Centro de Documentação de Autores Portugueses
11/2012