Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
segunda-feira, 20-10-2025
PT | EN
República Portuguesa-Cultura Homepage DGLAB

Skip Navigation LinksPesquisaAutores1

Biografia

Biografia
                  

Raul Malaquias Marques  
[Vieira de Leiria, Leiria, 1947]  

Raul Malaquias Marques nasceu na Praia da Vieira de Leiria, em 1947, e fez estudos de Economia. Para além da actividade de jornalista, tem alguns livros publicados nas áreas da ficção narrativa, do texto dramático e da poesia destinados a leitores adultos.

Com Um bobo para o reino obteve uma menção honrosa no Prémio Garrett para teatro para a infância e juventude, 1988. Publicado em 1992, acompanhado de ilustrações de José Miguel Ribeiro, esse texto dramático coloca em cena personagens da tradição do conto popular e da comédia (com designações que recordam figuras do teatro de António José da Silva), sugerindo uma reflexão sobre a relatividade da vida e das funções sociais. É de destacar ainda, pela sua qualidade e pela mestria no ludismo verbal, a incursão do Autor na poesia para os mais novos, em De Sol a sonho.


Bibliografia selectiva: Um bobo para o reino, Lisboa: Caminho, 1992; De Sol a sonho (2009), Lisboa: Caminho; El-Rei está triste (e a vida continua) (2010), Lisboa: Caminho.
[Glória Bastos]
01/2012