Ernesto Pinto Lobo
[Tramagal/Abrantes, 1937 - Castelo Branco, 2000]
Licenciado em História pela Faculdade de Letras de Coimbra, onde fez também o Curso de Ciências Pedagógicas, e bacharel em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Foi professor no ensino secundário e, entre 1981 a 1987, na Escola do Magistério Primário em Castelo Branco, cidade onde se radicou. É director da Biblioteca Municipal de Castelo Branco desde 1966 e chefe de divisão de Educação e Cultura da Câmara Municipal desde 1989.
Foi co-fundador e director pedagógico da Alliance Française; fundador e director do Centro de Estudos Etnográficos da Beira Baixa; chefe do Projecto Nacional de Luta contra a Pobreza nos concelhos de Vila de Rei e de Proença-a-Nova (1989-1992) e nos concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Vila Velha de Ródão e Oleiros (1993 a 1996); chefe do Projecto Nacional de Luta contra a Pobreza na Zona Histórica da Cidade de Castelo Branco (1996 a 1999); e membro da comissão criadora do Projecto Científico da Cidade de Castelo Branco (1997).
É sócio-correspondente do Departamento de Ciências Sociais, na Área da Antropologia Social, da Universidade de São Paulo (Brasil) e consultor sócio-cultural para o distrito da RTP-Porto.
É director da revista de etnografia Adufe (1985-), onde publicou uma «Bibliografia Analítica de Etnografia da Beira Baixa» (nos 1 e 2, 1984). Tem colaboração nos jornais regionais Reconquista, Gazeta do Interior e Povo da Beira (Castelo Branco), Jornal do Fundão, Comarca da Sertã, Raiano (Idanha-a-Nova), Concelho de Penamacor, Concelho de Vila Velha de Ródão e nacionais Comércio do Porto, Primeiro de Janeiro e Diário de Notícias, bem como nas revistas Beira Madre (Lisboa), Adufe e Raia (Castelo Branco).
Presta também colaboração às rádios locais Rádio Beira Interior e Rádio Urbana.
in Dicionário Cronológico de Autores Portugueses, Vol. VI, Lisboa, 1999