Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
quinta-feira, 06-10-2022
PT | EN
República Portuguesa-Cultura Homepage DGLAB

Skip Navigation LinksPremiosaConcurso

Prémios Literários a Concurso

Prémios Literários a Concurso

PRÉMIO LITERÁRIO ULYSSES - POESIA
The Poets and Dragons Society e World Poetry Movement Portugal instituem, para o ano 2022, o Prémio Literário Ulysses cuja finalidade é premiar uma obra inédita no domínio da poesia. O Prémio tem por objetivo estimular e incentivar a produção poética e descobrir novos talentos da poesia portuguesa. Até 30 de setembro de 2022. Regulamento.


PRÉMIO LITERÁRIO ANTÓNIO MENDES MOREIRA
Promovido pela Câmara Municipal de Paredes, o Prémio Literário António Mendes Moreira distingue textos inéditos sobre o tema «Lugares» (inspirados na Monografia de Paredes, José do Barreiro, 1922). Os textos deverão ser enviados até ao final do mês de setembro. Regulamento.


PRÉMIO LITERÁRIO CARLOS CARRANCA - POESIA
Instituído pela Câmara Municipal da Lousã, destina-se a premiar uma obra de poesia inédita, escrita em Português, e com conteúdo original. O concurso é aberto a escritores de língua portuguesa, independentemente da sua nacionalidade, com ou sem obra publicada.  Entrega dos trabalhos concorrentes até 6 de outubro. Regulamento.


PRÉMIO VS. - ERNESTO SAMPAIO 2022 - 1ª ed.
O Prémio Literário VS. – Ernesto Sampaio tem por objectivo impulsionar a memória deste escritor e promover a aparição de novas ondas na escrita portuguesa. A sua periodicidade é anual e está aberto à recepção de originais de autores com ou sem publicação prévia e a qualquer género literário, desde os existentes aos que se possam inventar. Os concorrentes devem ser portugueses ou viver em Portugal, e as obras propostas deverão estar redigidas em português europeu, excepto em casos estilísticos inerentes à própria obra. Os originais poderão ser enviados até 15 de Outubro de 2022. Regulamento

PRÉMIO INTERNACIONAL DE POESIA ANTÓNIO SALVADO - CIDADE DE CASTELO BRANCO
Instituído pela Junta de Freguesia com o apoio da Câmara Municipal de Castelo Branco, tem como obectivo premiar obras poéticas inéditas e incentivar o aparecimento de novos autores portugueses e estrangeiros, maiores de 18 anos. As obras a concurso serão obrigatoriamente escritas em Língua Portuguesa ou em Língua Espanhola. Admissão dos originais a concurso: entre os dias 1 de setembro e 31 de outubro de 2022. Regulamento PT; Regulamento ES.


PRÉMIO LITERÁRIO ANTÓNIO AUGUSTO COSTA SIMÕES - ROMANCE
O prémio foi criado em setembro de 2021 pela Câmara Municipal da Mealhada, mas, para a sua implementação, foi necessário um trabalho de melhoria do regulamento e de definição de aspetos de ordem procedimental pelo que há novo prazo de candidatura. As candidaturas que já haviam sido entregues serão devidamente consideradas, mas os autores também poderão apresentar novas versões dentro dos novos prazos. O prémio será bienal, sendo privilegiadas as temáticas diretamente relacionadas com o concelho da Mealhada.  A entrega dos originais deve ocorrer até dia 31 de dezembro de 2022. Regulamento.


PRÉMIO LITERÁRIO JOÃO GASPAR SIMÕES - ROMANCE E NOVELA
Instituído pelo Município da Figueira da Foz, podem participar na VII Edição do Prémio Literário João Gaspar Simões - biénio 2022/2023, escritores de nacionalidade portuguesa ou estrangeira residentes em Portugal, com obras originais, inéditas, de produção individual e não premiadas anteriormente, do género prosas narrativas sob a forma de romance ou novela. Será atribuído um prémio único no valor de 2.500€ (dois mil e quinhentos euros) assumindo o Município da Figueira da Foz, o compromisso de apoiar a 1.ª edição da obra premiada. O prazo de submissão de propostas termina a 31 de dezembro de 2022.

PRÉMIO PARA A HISTORIOGRAFIA LOCAL ADELINO MELO
O prémio foi criado em setembro de 2021 pela Câmara Municipal da Mealhada para obras de natureza historiográfica, em formato de monografia – podendo ir desde o opusculo à monografia mais extensa – sobre temáticas relacionadas diretamente com o território do concelho da Mealhada e com a região envolvente. A entrega dos originais pode ser feita até 30 de junho de 2023. Novo Prazo. Regulamento.


PRÉMIO LITERÁRIO SANTOS STOCKLER 2022/2023 - NOVELA OU ROMANCE
Instituído pelo Município de Lagoa, destina-se a premiar trabalhos inéditos nas modalidades de romance ou novela. O tema é livre. Podem concorrer todos os cidadãos nacionais e estrangeiros, devendo os trabalhos ser apresentados em língua portuguesa, até 15 de dezembro de 2023. Regulamento. Ficha de Inscrição.


PRÉMIIO LITERÁRIO MARIA DA NÓBREGA - CONTO
O Prémio, criado pela Câmara Municipal da Mealhada, bienal, destinado a obras na modalidade de conto. Para a edição de 2024, a temática das obras a concurso é a Mata do Bussaco, património natural do concelho da Mealhada. Os originais podem ser entregues até 31 de dezembro de 2023Novo Prazo. Regulamento.


PRÉMIO DE INVESTIGAÇÃO CAMILO CASTELO BRANCO
Promovido pela Câmara Municipal de Sintra e pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, o Prémio de Investigação Camilo Castelo Branco, com uma periodicidade trienal, pode ser desenvolvido em qualquer área de investigação: estudos literários, história do livro, crítica textual, história, história cultural, história da arte, estudos de teatro ou ciências documentais. As candidaturas e entrega de trabalhos para o prémio decorrem até 30 de março de 2024. Regulamento.