Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
quinta-feira, 15-04-2021
PT | EN
República Portuguesa-Cultura Homepage DGLAB

PRÉMIO REVELAÇÃO AGUSTINA BESSA-LUÍS 2020

PRÉMIO REVELAÇÃO AGUSTINA BESSA-LUÍS 2020
Data :
16/12/2020

​Escavadoras, de Marta Pais Oliveira, é o romance vencedor do Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís 2020, atribuído pela Estoril-Sol.


Com o romance Escavadoras, Marta Pais Oliveira foi a vencedora da 13ª. edição do Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís, por decisão do Júri presidido por Guilherme d’Oliveira Martins.

O júri considerou tratar-se de «um romance que atrai não só pelas vertentes oníricas como a narrativa se organiza, mas também pelo sentimento de perda que une o universo existencial das personagens. Um ponto de vista lutuoso orienta e organiza as relações humanas e, facto não menos relevante, a própria tragédia familiar vivida no romance.»

Marta Pais Oliveira nasceu em Vila Nova de Gaia , em 1990, e vive em Miramar. É licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto e Universidad Complutense de Madrid e pós-graduada em Comunicação Empresarial pela Porto Business School.

Depois de breve passagem pelo jornalismo, desenvolveu projetos de comunicação e gestão de marca. Viveu em Moçambique, onde implementou sistemas de ensino à distância. Atualmente, trabalha em publicidade. Tem vindo a colaborar em jornais como colunista. Reúne textos e impressões no blogue «Umumbigo».

O prémio tem o valor de 10.000 euros, e a obra será publicada pela Gradiva, editora que tem vindo a publicar todos os Prémios Agustina Bessa-Luís.