Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
quarta-feira, 25-11-2020
PT | EN
República Portuguesa-Cultura Homepage DGLAB

Skip Navigation Linksbolsasdecriacaoliteraria20200

BOLSAS DE CRIAÇÃO LITERÁRIA 2020

BOLSAS DE CRIAÇÃO LITERÁRIA 2020
Data :
03/11/2020

Divulgação de resultados.


O Programa de atribuição de Bolsas de Criação Literária foi estabelecido pela Portaria nº 123/2017 de 27 de março. O concurso referente à atribuição daquelas bolsas para o ano de 2020 foi aberto mediante despacho de S.Exa. a Ministra da Cultura, de acordo com a proposta apresentada pela DGLAB.

O júri de 2020, nomeado por despacho da Ministra da Cultura, é constituído por: Ana Luísa Amaral (escritora), que presidiu ao júri, Álvaro Magalhães (escritor), João Miguel Lameiras (especialista em Banda Desenhada), Eduardo Pitta (escritor), José Manuel Mendes (escritor) e Francisco Frazão (programador na área do teatro).

O júri avaliou as candidaturas ao longo do mês de setembro e outubro.


  1. Critérios de avaliação das candidaturas estabelecidos pelo júri

A partir dos critérios de seleção expostos no regulamento, o júri deliberou, na primeira Ata, estabelecer como classificações norteadoras da avaliação das candidaturas as pontuações de 1,3,5,8 e 10, com uma ponderação atribuída a cada critério efetuada da seguinte forma:

  • Domínio da língua – 20%

  • Qualidade literária e estética do projeto – 45%

  • Trabalhos de natureza literária já realizados - 25%

  • Adequação ao tempo da bolsa – 10%


A Ministra da Cultura fixou, para o ano de 2020, 18 Bolsas - 6 de 12 meses e 12 de 6 meses –, a serem atribuídas nas modalidades de Banda Desenhada, Dramaturgia, Ficção Narrativa, Poesia e Literatura para Infância e Juventude.

O número total de candidaturas foi de 296, distribuído da seguinte forma pelas diferentes áreas: Banda Desenhada – 15; Dramaturgia – 13; Ficção Narrativa – 160; Literatura para a Infância e Juventude – 60; Poesia - 48.

O júri procedeu a uma seriação dos candidatos em cada uma das modalidades, de acordo com as pontuações e critérios acima estabelecidos.


  1. Proposta do júri para atribuição das 18 Bolsas de Criação Literária

Após avaliação das candidaturas, o júri propõe que as 18 Bolsas sejam atribuídas pelas cinco áreas a concurso do seguinte modo: 3 para a Banda Desenhada, 2 para a Dramaturgia, 7 para a Ficção Narrativa, 3 para a Literatura para a Infância e Juventude e 3 para a Poesia.

Ficaram selecionados os projetos dos seguintes candidatos:


Banda Desenhada:

Paulo Ricardo Ferreira Monteiro – 6 meses

João Augusto Simão Ramalho Lopes Sequeira – 12 meses

José Smith Vargas – 6 meses


Dramaturgia:

Luís Mário Monteiro Lopes – 12 meses

Carlos Manuel Monteiro Alves – 6 meses


Ficção Narrativa:

Luís Carlos Borges Rodrigues Patraquim – 12 meses

Tânia Ganho Gomes da Silva – 6 meses

Manuel Jorge de Jesus da Cunha Marmelo – 6 meses

Valério Romão – 12 meses

Cláudia Maria dos Santos Galhós – 12 meses

Rui Ângelo Gonçalves Araújo – 6 meses

Ana Rita Sineiro de Almeida – 6 meses


Literatura para a Infância e Juventude:

David Ventura Bernardo Machado – 12 meses

Maria Adélia Moreira Carvalho – 6 meses

Luís Manuel Leal Miranda – 6 meses


Poesia:

Amândio Pereira Reis – 6 meses

Ricardo Manuel Coelho Leitão – 6 meses

Maria Antónia Marques Bastos – 6 meses



  1. Considerações finais

Os restantes candidatos não foram selecionados para proposta de Bolsa de Criação Literária dado o número limitado de bolsas a atribuir, e porque, na ponderação dos diversos elementos, mereceram uma avaliação menos elevada por parte do júri. 

Atendendo à natureza privada dos projetos apresentados nas candidaturas e ao tipo de sigilo que os candidatos solicitam em relação aos projetos que apresentam, o júri delibera que não se justifica proceder à audiência dos interessados. Assim, é enviado por email, aos candidatos, apenas o teor da Ata final, com a menção dos Bolseiros selecionados. A listagem ordenada por pontuação e a justificação dos projetos que obtêm Bolsa encontram-se para consulta na DGLAB, edifício da Torre do Tombo, em Lisboa. Os candidatos que pretendam conhecer a sua classificação, resultante da ponderação dos critérios, poderão também solicitá-lo à DGLAB através do email dsl@dglab.gov.pt.


ATA FINAL DAS REUNIÕES DO JÚRI BOLSAS CRIAÇÃO LITERÁRIA_2020.pdf