Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
domingo, 19-09-2021
PT | EN
República Portuguesa-Cultura Homepage DGLAB

Skip Navigation Linksantoniotorrado

ANTÓNIO TORRADO (1939-2021)

ANTÓNIO TORRADO (1939-2021)
Data :
14/06/2021

​A DGLAB lamenta profundamente o desaparecimento de António Torrado.


António Torrado foi um dos maiores escritores de literatura para a infância e juventude, com uma obra de mais de 140 títulos. Escreveu poesia, e foi dramaturgo e argumentista. A sua produção literária para crianças foi amplamente galardoada em Portugal e no Brasil – foi Prémio da Associação Paulista dos Críticos de Arte e recebeu o Grande Prémio Gulbenkian da Literatura Infantil. Nomeado para os principais prémio internacionais pela DGLAB - o Prémio ALMA e o Prémio Iberoamericano SM de Literatura Infantil de Juvenil, foi também candidato ao Prémio Andersen.

"Os seus contos para crianças, em que o poeta está sempre presente, são, a meu ver, o que de melhor se tem escrito neste ramo da literatura." Ilse Losa (escritora)

"António Torrado cria um fantástico cheio de humor, dirigido penetrantemente à sensibilidade e à inteligência da criança. Esta diverte-se efetivamente com os seus textos, apoderando-se deles, porque o humor e o calor humano ali presentes respondem a necessidades profundas que têm a ver com a progressiva apreensão do mundo." Rui Marques Veloso (in 25 anos de vida literária de António Torrado)

Foto: MCL