Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
domingo, 04-06-2023
PT | EN
República Portuguesa-Cultura Homepage DGLAB

Skip Navigation LinksVencedorPremioOceanos2022

Alexandra Lucas Coelho vence o Prémio Oceanos 2022

Alexandra Lucas Coelho vence o Prémio Oceanos 2022
Prémio Oceanos
Data :
09/12/2022

​Já são conhecidos os três vencedores do Prémio Oceanos 2022.


Alexanda Lucas Coelho, com o livro "Líbano, labirinto", editado pela Caminho, é a grande vencedora do Prémio Oceanos 2022.  Em segundo lugar ficou o moçambicano João Paulo Borges Coelho, com a obra "Museu da revolução", editado também pela Caminho, e em terceiro lugar a brasileira Micheliny Verunschk, com  "O som do rugido da onça" (Companhia das Letras), que este ano venceu já o Prémio Jabuti.

No júri final, que leu e avaliou os dez livros finalistas, participaram Cristhiano Aguiar, Guilherme Gontijo Flores, Joselia Aguiar e Júlia de Carvalho Hansen, do Brasil; Artur Bernardo Minzo, de Moçambique; e Ana Cristina Leonardo e Helena Vasconcelos, de Portugal.

O anúncio dos vencedores do Prémio Oceanos aconteceu pela primeira vez em Maputo, Moçambique, no dia 9 de dezembro.

O valor total do prémio é de 250 mil reais – 120 mil para o primeiro colocado, 80 mil para o segundo e 50 mil para o terceiro.

O Prémio Oceanos, abrangendo toda a produção literária lusófona, é um dos maiores e mais importantes instrumentos para a consolidação e promoção da língua portuguesa. Ele valoriza a língua na sua diversidade geográfica e criativa, contribuindo para cimentar a sua identidade, que é tanto mais rica quanto mais capaz de integrar a pluralidade de forma interativa.

A DGLAB é um dos parceiros que financiam este Prémio, que abrange várias áreas, como poesia, conto, crónica, romance e dramaturgia, publicados em língua portuguesa no ano anterior.