Resumo
A escritora Teolinda Gersão venceu a 28ª edição do Grande Prémio de Literatura dst com o livro O Regresso de Júlia Mann a Paraty.
Texto
De acordo com comunicado da empresa sediada em Braga, a edição deste ano foi dedicada a livros de prosa publicados entre 2021 e 2022, e contou com perto de 200 candidatos, o que constituiu um recorde para o prémio.
O prémio será entregue no dia 30 de junho, no Theatro Circo em Braga, às 21h.
O Grande Prémio de Literatura dst é um prémio literário instituído pela Imobiliária Teixeira & Filhos (atual Domingos da Silva Teixeira (dst), empresa pertencente ao dstgroup).
Foi criado em 1995, e destina-se a galardoar todos os anos uma obra em português, de autor português nascido e residente no território nacional. No valor de 15 000 euros, o prémio distingue, alternadamente, edições de prosa e poesia, em primeira edição, no biénio que os precedeu.
Já distinguiu nomes como Jacinto Lucas Pires, Francisco Duarte Mangas, Nuno Júdice, Maria Velho da Costa, Luísa Costa Gomes, Manuel Alegre, Mário Cláudio, Daniel Jonas, Lídia Jorge, João de Melo, Fernando Guimarães, João Luís Barreto Guimarães, entre muitos outros.