As livrarias da Rede de Livrarias Independentes (ReLI) têm agora uma nova ferramenta para chegar aos seus clientes: a plataforma digital de vendas https://livros.reli.pt Este é um passo importante para as livrarias da ReLI e para quem gosta de livros. Com a criação desta plataforma de vendas online a ReLI inicia o caminho para oferecer o mais interessante catálogo de livros em Portugal. Uma vez que a Associação é formada por livrarias de norte a sul do país, muito diferentes entre si e todas elas com selecções de livros muito variadas e particulares, na plataforma da ReLI vai poder encontrar-se livro novo, livro usado, livro raro, primeiras edições, livro de editoras independentes, edição de autor e até edições esgotadas há vários anos.
É um catálogo em construção, que espera crescer com os leitores e com o público, aumentando diariamente a oferta aí presente.
A plataforma digital de vendas da ReLI contou com o apoio, para o seu desenvolvimento e criação, de várias entidades públicas da área da cultura, nomeadamente o Ministério da Cultura, a Imprensa Nacional, a Biblioteca Nacional de
Portugal e a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas. Foi um longo trabalho de preparação que agora é dado a conhecer, e que se espera que continue a crescer.
O mote da campanha de comunicação - A compra digital é no comércio tradicional - pretende mostrar que é possível disponibilizar digitalmente as vantagens de uma livraria de bairro: curadoria na escolha dos livros, conhecimento de cada um dos leitores ou acompanhamento pessoal de cada cliente. Após a escolha do(s) livro(s), o pedido é encaminhado por e-mail para a livraria, ou livrarias que o cliente seleccionar e a partir daí a comunicação passará a ser directa entre o cliente e a(s) livraria(s).
A ReLI – Rede de Livrarias Independentes dá assim mais um importante passo no sentido de alcançar os objectivos a que se propôs aquando da sua criação em 2020 quando cerca de 80 livrarias independentes se uniram numa coordenação de esforços para enfrentar a crise no mercado livreiro, agravada pela pandemia, e que vinha comprometendo a sua existência.
A imagem que ilustra a campanha é da autoria da artista plástica e ilustradora Susana Marques.
Mais informação: https://livros.reli.pt, www.reli.pt.
