Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
domingo, 20-10-2019
PT | EN
República Portuguesa-Cultura Homepage DGLAB

Skip Navigation LinksPREMIO_DESIGN_DE-LIVRO_2019

PRÉMIO DESIGN DE LIVRO - VENCEDORES 2019

PRÉMIO DESIGN DE LIVRO - VENCEDORES 2019
Data :
05/09/2019

Inês Nepomuceno vence o Prémio Design de Livro 2019 com 751 – O tempo não consome a eternidade. Paulo Cunha e Silva por Helena Teixeira da Silva.


O júri, reunido na Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), decidiu, por unanimidade, atribuir o Prémio Design de Livro 2019, referente a obras publicadas entre maio de 2018 e abril de 2019, a Inês Nepomuceno – da esad-idea, pelo design do livro 751 – O tempo não consome a eternidade. Paulo Cunha e Silva por Helena Teixeira da Silva, publicado pela Câmara Municipal do Porto.

As Menções Honrosas foram atribuídas a Imprimere, arte e processo nos 250 anos da Imprensa Nacional, com design de Degrau Design Studio, publicado pela INCM; e Caldas 77 – IV Encontros Internacionais de Arte em Portugal, com design de Marco Balesteros (assistido por Pedro Sousa), publicado pela editora Ghost.


Sobre a obra vencedora, o júri salientou que «o livro revela um sentido inventivo de design, articulando nas suas escolhas formais e técnicas um objeto final económico nos meios, complexo na estrutura e delicado no resultado. O projeto apresenta uma organização exemplar que conduz bem a multiplicidade dos conteúdos: cartas, textos institucionais, posts, testemunhos, documentos, reproduções de obras de arte, um manifesto, uma nota metodológica, uma biografia. A escolha dos materiais, a adequação da gramagem do papel, as qualidades tácteis traduzem-se num objeto leve e flexível. Através destas opções projectuais, numa interpretação expressiva, mas discreta, constrói-se um retrato do homenageado que lhe serve de tema.»

Quanto às Menções Honrosas, na obra Imprimere, arte e processo nos 250 anos da Imprensa Nacional «evoca-se um imaginário tipográfico, encenando um conjunto de técnicas e tradições da história da imprensa. Destaca-se a forma clara como se recupera e demonstra um conjunto de técnicas e tradições da história da imprensa. O design é assumido aqui como veículo expressivo de pedagogia.»


Em
Caldas 77 – IV Encontros Internacionais de Arte em Portugal, «o livro manipula material de arquivo, construindo com imensa liberdade um objecto documental, onde imagem, texto, elementos da paginação e espaços convencionais do livro são subvertidos. O design alia de forma expressiva e lúdica as suas escolhas com a dimensão pedagógica do livro.»


O júri, composto por Sofia Gonçalves, Vera Velez, Jorge Moreira e Mário Moura, decidiu ainda distinguir, com vista à competição internacional Best Book Design From All Over the World, da Stiftung Buchkunst, mais 14 livros, também selecionados por unanimidade, «pela singularidade do design editorial nacional, dimensão exploratória, rigor da execução e multiplicidade de abordagens contemporâneas ao livro.»


Lições de Arquitectura 01. Fundação e Arqueologia – Contexto e discurso do território contemporâneo, design de Inês Nepomuceno e Mariana Marques e publicado pela Circo de Ideias


A casa e o mundo
, design de Ana Teresa Ascensão e publicado pela LATA edições


Pádua Ramos. Do Maneirismo à Cultura Pop; Pádua Ramos. O coleccionador. Diálogos entre o equilíbrio e o desassossego;

Pádua Ramos. A arquitectura do quotidiano 1960-1970, com design de Inês Nepomuceno, Susana Carreiras e Susana Martins, da esad-idea, e publicado pela esad-idea


Pedagogy of the streets – Porto 1977
, design de Márcia Novais e publicado pela Pierrot Le Fou em parceria com a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto


MOER
, com design de Márcia Novais (a partir de Layout definido por Sebastião Rodrigues) e publicado pela Fundação Calouste Gulbenkian


História do crime
, com design de Barbara Says e publicado por João Louro (ed. de autor)


Robert Mapplethorpe. Pictures
, com design de Pedro Nora e publicado pela Fundação de Serralves


Caretos e Coretos. Tradições populares de Portugal
, design de Pato Lógico edições e publicado pela IN-CM


BOOM Festival, 20 years. A visual and oral history
, design de ilhas estúdio e publciado pela Good Mood


Carlos Relvas 1838-1894. Vistas inéditas de Portugal
, design de ilhas estúdio e publicado pelo MNAC – Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado


A pose. Escultura reinventada em Paris no século XIX / The pose. Rethinking Sculture in the 19th-Century Paris
, design de Teresa Lima e publicado pela Fundação Calouste Gulbenkian


Paladário
, design de OOF Design e publicado por A Oficina, CIPRL


Transcrever. Ações participativas nos Bairros Sociais de Braga
, design de Ana Resende e publicado pela Câmara Municipal de Braga


Arte aplicada ao lugar. Desencaminharte 2018
, design de Ana Resende e Degrau e publicado pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho


O Prémio Design de Livro é uma iniciativa do Ministério da Cultura, através da DGLAB. O Prémio, criado em 2017, pretende valorizar áreas de criação diretamente ligadas à produção do livro na sua qualidade de objeto físico. Anualmente, os livros selecionados representam a participação portuguesa no prémio internacional Best Book Design, da Fundação alemã Buchkunst.


Durante o primeiro trimestre de 2020 serão conhecidos os vencedores deste prémio internacional de design. As obras candidatas são expostas no próximo ano nas Feiras do Livro de Leipzig (março) e de Frankfurt (outubro).



Sobre a vencedora:


Inês Nepomuceno nasceu em Viseu e mudou-se para o Porto em 2004 para estudar Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Durante a licenciatura, realizou um período de estudos em Bruxelas na École Supériore des Arts et de l’Image Le 75, aproximando-se da área da fotografia e do Design Editorial. Quando terminou a licenciatura foi viver para Barcelona, onde colaborou com o atelier Twopoints.net. Regressou ao Porto para realizar o Mestrado em Design de Comunicação na ESAD. Atualmente trabalha como Designer no ESAD IDEA, o centro de Investigação em Design e Arte da ESAD - Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos. Paralelamente a este trabalho colabora, como designer gráfica freelancer, em alguns projetos na área cultural.
(v. https://www.inesnepomuceno.pt/)





Prémio Design de Livro:

01.jpg

(751 – O tempo não consome a eternidade. Paulo Cunha e Silva por Helena Teixeira da Silva)

Menções Honrosas:

10331720180608131041522.jpg

(Imprimere, arte e processo nos 250 anos da Imprensa Nacional)

_DSC2200.jpg

(Caldas 77 – IV Encontros Internacionais de Arte em Portugal)