O júri, reunido na Direção-Geral
do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), decidiu, por
unanimidade, atribuir o Prémio
Design de Livro 2019,
referente a obras publicadas entre maio de 2018 e abril de 2019, a
Inês Nepomuceno – da
esad-idea, pelo design do
livro 751 – O tempo
não consome a eternidade. Paulo Cunha e Silva por Helena Teixeira da
Silva, publicado pela
Câmara Municipal do Porto.
As Menções Honrosas foram
atribuídas a Imprimere,
arte e processo nos 250 anos da Imprensa Nacional,
com design de Degrau Design Studio, publicado pela INCM; e Caldas
77 – IV Encontros Internacionais de Arte em Portugal,
com design de Marco Balesteros (assistido por Pedro Sousa), publicado
pela editora Ghost.
Sobre a obra vencedora, o júri
salientou que «o livro revela um sentido inventivo de design,
articulando nas suas escolhas formais e técnicas um objeto final
económico nos meios, complexo na estrutura e delicado no resultado.
O projeto apresenta uma organização exemplar que conduz bem a
multiplicidade dos conteúdos: cartas, textos institucionais, posts,
testemunhos, documentos, reproduções de obras de arte, um
manifesto, uma nota metodológica, uma biografia. A escolha dos
materiais, a adequação da gramagem do papel, as qualidades tácteis
traduzem-se num objeto leve e flexível. Através destas opções
projectuais, numa interpretação expressiva, mas discreta,
constrói-se um retrato do homenageado que lhe serve de tema.»
Quanto às Menções Honrosas, na
obra Imprimere, arte e
processo nos 250 anos da Imprensa Nacional «evoca-se
um imaginário tipográfico, encenando um conjunto de técnicas e
tradições da história da imprensa. Destaca-se a forma clara como
se recupera e demonstra um conjunto de técnicas e tradições da
história da imprensa. O design é assumido aqui como veículo
expressivo de pedagogia.»
Em Caldas
77 – IV Encontros Internacionais de Arte em Portugal,
«o livro manipula material de arquivo, construindo com imensa
liberdade um objecto documental, onde imagem, texto, elementos da
paginação e espaços convencionais do livro são subvertidos. O
design alia de forma expressiva e lúdica as suas escolhas com a
dimensão pedagógica do livro.»
O júri, composto por Sofia
Gonçalves, Vera Velez, Jorge Moreira e Mário Moura, decidiu ainda
distinguir, com vista à competição internacional Best Book Design
From All Over the World, da Stiftung Buchkunst, mais 14 livros,
também selecionados por unanimidade, «pela singularidade do design
editorial nacional, dimensão exploratória, rigor da execução e
multiplicidade de abordagens contemporâneas ao livro.»
Lições de Arquitectura 01.
Fundação e Arqueologia – Contexto e discurso do território
contemporâneo, design de
Inês Nepomuceno e Mariana Marques e publicado pela Circo de Ideias
A casa e o mundo,
design de Ana Teresa Ascensão e publicado pela LATA edições
Pádua Ramos. Do Maneirismo à
Cultura Pop; Pádua Ramos. O coleccionador. Diálogos entre o
equilíbrio e o desassossego;
Pádua Ramos. A arquitectura do
quotidiano 1960-1970, com
design de Inês Nepomuceno, Susana Carreiras e Susana Martins, da
esad-idea, e publicado pela esad-idea
Pedagogy of the streets – Porto
1977, design de Márcia
Novais e publicado pela Pierrot Le Fou em parceria com a Faculdade de
Belas Artes da Universidade do Porto
MOER,
com design de Márcia Novais (a partir de Layout definido por
Sebastião Rodrigues) e publicado pela Fundação Calouste Gulbenkian
História do crime,
com design de Barbara Says e publicado por João Louro (ed. de autor)
Robert Mapplethorpe. Pictures,
com design de Pedro Nora e publicado pela Fundação de Serralves
Caretos e Coretos. Tradições
populares de Portugal,
design de Pato Lógico edições e publicado pela IN-CM
BOOM Festival, 20 years. A visual
and oral history, design
de ilhas estúdio e publciado pela Good Mood
Carlos Relvas 1838-1894. Vistas
inéditas de Portugal,
design de ilhas estúdio e publicado pelo MNAC – Museu Nacional de
Arte Contemporânea do Chiado
A pose. Escultura reinventada em
Paris no século XIX / The pose. Rethinking Sculture in the
19th-Century Paris,
design de Teresa Lima e publicado pela Fundação Calouste Gulbenkian
Paladário,
design de OOF Design e publicado por A Oficina, CIPRL
Transcrever. Ações
participativas nos Bairros Sociais de Braga,
design de Ana Resende e publicado pela Câmara Municipal de Braga
Arte aplicada ao lugar.
Desencaminharte 2018,
design de Ana Resende e Degrau e publicado pela Comunidade
Intermunicipal do Alto Minho
O Prémio Design de Livro é uma
iniciativa do Ministério da Cultura, através da DGLAB. O Prémio,
criado em 2017, pretende valorizar áreas de criação diretamente
ligadas à produção do livro na sua qualidade de objeto físico.
Anualmente, os livros selecionados representam a participação
portuguesa no prémio internacional Best Book Design, da Fundação
alemã Buchkunst.
Durante o primeiro trimestre de 2020
serão conhecidos os vencedores deste prémio internacional de
design. As obras candidatas são expostas no próximo ano nas Feiras
do Livro de Leipzig (março) e de Frankfurt (outubro).
Sobre a vencedora:
Inês Nepomuceno nasceu em Viseu
e mudou-se para o Porto em 2004 para estudar Design de Comunicação
na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Durante a
licenciatura, realizou um período de estudos em Bruxelas na École
Supériore des Arts et de l’Image Le 75, aproximando-se da área da
fotografia e do Design Editorial. Quando terminou a licenciatura foi
viver para Barcelona, onde colaborou com o atelier Twopoints.net.
Regressou ao Porto para realizar o Mestrado em Design de Comunicação
na ESAD. Atualmente trabalha como Designer no ESAD IDEA, o centro de
Investigação em Design e Arte da ESAD - Escola Superior de Artes e
Design de Matosinhos. Paralelamente a este trabalho colabora, como
designer gráfica freelancer, em alguns projetos na área cultural.
(v.
https://www.inesnepomuceno.pt/)
| Prémio Design de Livro:

(751 – O tempo não consome a
eternidade. Paulo Cunha e Silva por Helena Teixeira da Silva) Menções Honrosas:

(Imprimere, arte e processo nos
250 anos da Imprensa Nacional) 
(Caldas 77 – IV Encontros
Internacionais de Arte em Portugal) |