Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
sexta-feira, 15-11-2019
PT | EN
República Portuguesa-Cultura Homepage DGLAB

Skip Navigation LinksPRÉMIO-CAMÕES-2018

PRÉMIO CAMÕES 2018

PRÉMIO CAMÕES 2018
Data :
30/08/2018

​A cerimónia de entrega teve lugar na sede da Biblioteca Nacional do Brasil, no Rio de Janeiro, 4 de setembro.


Cerimónia de entrega do PRÉMIO LUÍS DE CAMÕES ao escritor cabo-verdiano

GERMANO ALMEIDA

                4 de setembro de 2018 na sede da Biblioteca Nacional do Brasil/RJ

 

O escritor Germano Almeida, vencedor do Prémio Camões 2018, será recebido na sede da Fundação Biblioteca Nacional pelos Ministros da Cultura do Brasil, de Portugal e de Cabo-Verde no dia 04 de setembro em cerimónia entrega do Diploma assinado pelos Presidentes da República do Brasil e de Portugal.

O escritor cabo-verdiano foi escolhido o vencedor da 30ª edição do Prémio na reunião do júri ocorrida em Lisboa, em 21 de maio de 2018.

O Prémio Camões foi instituído em 1988 pelo Protocolo Adicional ao Acordo Cultural entre a República Portuguesa e a República Federativa do Brasil com o objetivo consagrar anualmente um autor de língua portuguesa que, pelo valor intrínseco da sua obra, tenha contribuído para o enriquecimento do patrimônio literário e cultural da língua comum. Assegura também a quantia de  100.000 (cem mil euros) ao laureado em cumprimento ao Protocolo assinado pelos dois Governos.

O júri é composto de seis membros (2 do Brasil, 2 de Portugal e 2 membros do PALOPS – países africanos de língua oficial portuguesa), sendo os brasileiros e um dos PALOPS designados pelo Ministério da Cultura do Brasil, por meio da Fundação Biblioteca Nacional e os portugueses e um dos PALOPS pelo Ministro da Cultura de Portugal, por proposta da DGLAB. Neste ano, o júri foi constituído por Leyla Perrone Moysés, José Luis Jobim, (pela parte brasileira), Manuel Frias Martins, Maria João Reynaud (pela parte portuguesa) e Ana Paula Tavares (por Angola) e José Luis Tavares (por Cabo Verde).

 Prêmio Camões convite 2018.jpg