Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
domingo, 22-09-2019
PT | EN
República Portuguesa-Cultura Homepage DGLAB

O LIVRO NO PORTUGAL CONTEMPORÂNEO

O LIVRO NO PORTUGAL CONTEMPORÂNEO
Data :
14/02/2019

O livro de Nuno Medeiros foi apresentado por João Luís Lisboa na Casa da Cultura em Setúbal.


O livro procede à análise do universo editorial português entre finais de oitocentos e finais de novecentos, elaborando uma história do livro e apontando o foco para a compreensão de processos através dos quais se foi elaborando a cultura escrita, impressa e posta a circular no espaço da língua portuguesa da época contemporânea.

Nuno Medeiros é licenciado em sociologia, mestre em sociologia histórica e doutor em sociologia – especialidade em sociologia da cultura, do conhecimento e da educação, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Professor de sociologia na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa, onde é docente desde 1999, é também investigador integrado no IHC – NOVA FCSH, Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, nos domínios da sociologia e da história.

Um dos seus livros (Edição e Editores: o mundo do livro em Portugal, 1940-1970, Imprensa de Ciências Sociais, 2010) suportou-se num estudo galardoado em 2009 com o Prémio Fundação Mário Soares de História Contemporânea.

O autor é filho de Fátima e Manuel Medeiros, antigos livreiros e proprietários da livraria Culsete, eles próprios autores de obras sobre o Livro e a Leitura.

 nuno medeiros.jpg