Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
domingo, 22-09-2019
PT | EN
República Portuguesa-Cultura Homepage DGLAB

Skip Navigation LinksJOÃO-DE-MELO

JOÃO DE MELO DISTINGUIDO COM MEDALHA DE MÉRITO CULTURAL

JOÃO DE MELO DISTINGUIDO COM MEDALHA DE MÉRITO CULTURAL
Data :
07/03/2019

​O escritor João de Melo recebeu a Medalha de Mérito Cultural pelo seu «inestimável trabalho» literário, que tem contribuído para a promoção da língua e cultura portuguesa em Portugal e no estrangeiro.


Nasceu e viveu nos Açores até concluir o ensino primário. Em finais de 1960, partiu para o continente, onde prosseguiu os seus estudos. Foi mobilizado para Angola entre 1971 e 1974. Começou depois a frequentar a Faculdade de Letras de Lisboa, tendo-se licenciado em Filologia Românica.

Foi diretor editorial e professor do ensino secundário e superior. Entre 2001 e 2010, foi Conselheiro Cultural da Embaixada de Portugal em Madrid e responsável pelas sete edições da Mostra Portuguesa, um festival de cultura portuguesa na capital espanhola.

Recebeu, entre outros, o Prémio Vergílio Ferreira pelo conjunto da sua obra em 2016, o Grande Prémio do Romance e Novela da APE, o Prémio Fernando Namora, o Prémio Eça de Queiroz/Cidade de Lisboa, o Cristóbal Colón das Cidades Capitais Ibero-americanas.

O escritor foi condecorado com a Ordem de Santiago da Espada, Grau de Cavaleiro (1989), e com a Ordem do Infante Dom Henrique, Grau de Comendador (2015). Recebeu a Medalha de Mérito Cívico da Assembleia Regional dos Açores (2009) e o Diploma de Mérito Municipal do Nordeste (2008). É cidadão honorário deste concelho desde 2014.

A sua obra está traduzida em Espanha, Itália, França, Holanda, Roménia, Bulgária, Alemanha, EUA, etc.

[Fotografia de Luísa Ferreira para o IPLB, 1999]