Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
domingo, 01-11-2020
PT | EN
República Portuguesa-Cultura Homepage DGLAB

Skip Navigation LinksILUSTRACAO

ILUSTRAÇÃO E BD PORTUGUESAS NO ESTRANGEIRO

ILUSTRAÇÃO E BD PORTUGUESAS NO ESTRANGEIRO
Data :
02/10/2020

​A DGLAB apoia a tradução e edição no estrangeiro de 60 livros ilustrados e de BD no âmbito da 16ª edição do seu programa anual de apoio, que tem como objectivo promover a internacionalização da ilustração e banda desenhada portuguesas.


No total estão envolvidos mais de 50 autores portugueses, entre ilustradores e escritores. Ana Seixas, André Letria, Afonso Cruz, Bernardo P. Carvalho, Gonçalo Viana, João Vaz de Carvalho, Madalena Matoso, Mariana Rio, Yara Kono ou Rachel Caiano são alguns dos ilustradores cujas obras serão publicadas até ao final do próximo ano em diferentes países. Destacamos ainda o interesse suscitado por dois primeiros livros: Horizonte de Carolina Celas, distinguido na Feira de Bolonha em 2019, e O protesto de Eduarda Lima.

A área da banda desenhada conta com 16 projectos que envolvem autores como Filipe Melo, com o seu recente livro A balada de Sophie, Joana Mosi, Filipe Abranches ou Bruno Borges.

Concorreram 41 editores de 23 países, nomeadamente Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, Colômbia, Croácia, Eslovénia, Espanha, EUA, França, Holanda, Hungria, Itália, Letónia, México, Palestina, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Suíça, Turquia e Ucrânia. O apoio global a atribuir pela DGLAB é de € 84.900,00.

Na área da ilustração a DGLAB promove várias iniciativas entre as quais o Prémio Nacional de Ilustração, cuja 24ª edição está a decorrer agora e tem como prazo limite para entrega de candidaturas o próximo dia 14 de outubro.


Lista obras apoiadas.pdf