Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
sábado, 16-11-2019
PT | EN
República Portuguesa-Cultura Homepage DGLAB

GRANDE PRÉMIO DE ROMANCE E NOVELA APE-DGLAB 2018

GRANDE PRÉMIO DE ROMANCE E NOVELA APE-DGLAB 2018
Data :
28/06/2019

O romance Um Bailarino na Batalha, de Hélia Correia, foi o vencedor da 37ª edição.


O júri, coordenado por José Manuel de Vasconcelos e constituído por Clara Rocha, Cristina Robalo Cordeiro, Fernando Pinto do Amaral, Maria de Lurdes Sampaio e Salvato Teles de Menezes, deliberou, por unanimidade, atribuir o Grande Prémio de Romance e Novela APE/DGLAB à obra Um Bailarino na Batalha, num conjunto de 79 livros admitidos a concurso.

O Prémio, actualmente de 15.000 euros, foi já atribuído a 31 autores, tendo-o obtido por duas vezes os escritores Vergílio Ferreira, António Lobo Antunes, Mário Cláudio, Agustina Bessa-Luís, Maria Gabriela Llansol e Ana Margarida de Carvalho. O Grande Prémio de Romance e Novela APE/DGLAB, instituído em 1982, teve, nesta 37.ª edição, os seguintes apoios: Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Câmara Municipal de Grândola, Fundação Calouste Gulbenkian, Camões - Instituto da Cooperação e da Língua.

Luanda, Lisboa, Paraíso de Djaimília Pereira de Almeida, Ecologia de Joana Bértholo, Um Muro no Meio do Caminho de Julieta Monginho e O Invisível de Rui Lage eram os restantes finalistas da edição do Grande Prémio de Romance e Novela APE/DGLAB referente a 2018.