Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
domingo, 04-06-2023
PT | EN
República Portuguesa-Cultura Homepage DGLAB

Skip Navigation LinksFeiraLeipzig2023

Literatura de Língua Portuguesa em Leipzig

Literatura de Língua Portuguesa em Leipzig
Portugal | Leipziger Buchmesse
Data :
21/04/2023

​Realizou-se de 27 a 30 de abril a Feira Internacional do Livro de Leipzig.


​Depois de uma interrupção de três anos devido à pandemia, a Feira do Livro de Leipzig voltou a marcar presença no panorama literário alemão e europeu, tendo este ano a Áustria como país convidado. Esta Feira mobiliza sempre diferentes públicos e promove o encontro entre autores e leitores, tanto em sessões na Feira, como no quadro do Festival Literário "Leipzig Lê/Leipzig liest", que decorre em simultâneo na cidade.

Portugal tem presença regular nesta Feira desde 2016, no âmbito da qual tem sido assegurada uma programação literária diversificada que, juntamente com um conjunto de outras iniciativas − nomeadamente o apoio continuado à tradução e edição −, tem contribuído para uma divulgação crescente da literatura portuguesa em língua alemã.

A participação de Portugal enquanto país convidado, inicialmente prevista para 2021 e depois adiada para 2022, infelizmente não se concretizou. No entanto, Portugal retomou agora a presença nesta Feira em formato especial, numa iniciativa conjunta dos organismos representantes do Grupo de Trabalho Interministerial (Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., Direção- Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Turismo de Portugal e Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal) e da Embaixada de Portugal na Alemanha.

Portugal apresentou-se em Leipzig sob o lema "(Não há) palavras interditas" inspirado num verso do poeta Eugénio de Andrade, cujo centenário de nascimento se comemora este ano.

Para além de Eugénio de Andrade, foram ainda homenageados Natália Correia e Eduardo Lourenço, também eles nascidos há 100 anos, e Ana Luísa Amaral, falecida em 2022.

Integraram a programação literária os escritores Afonso Reis Cabral, Ana Paula Tavares, Cristina Carvalho, Isabela Figueiredo, Kalaf Epalanga e Luís Quintais, e ainda a escritora brasileira residente na Alemanha Carla Bessa.

No total realizaram-se 15 sessões, moderadas por tradutores, editores e jornalistas alemães, que tiveram lugar no stand de Portugal e também na cidade, no âmbito do festival "Leipzig Lê". Numa pequena livraria no stand − a cargo da TFM, Centro do Livro e do Disco, sedeada em Frankfurt −, estiveram à venda livros em alemão de autores portugueses e de autores africanos de língua portuguesa, e também em versão original.

Consulte aqui o programa (em alemão) ou no site do Centro Cultural Português Camões Berlim.