Resumo
A Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) e a DGLAB promoveram a exposição, na biblioteca da faculdade.
Texto
A exposição reuniu os 76 livros selecionados nas quatro últimas edições do Prémio Design de Livro, entre 2020 e 2023.
Para assinalar a abertura da exposição, no dia 18 de setembro, pelas 18 horas, decorreu, na Aula Magna da FBAUP, a cerimónia de entrega dos diplomas dos distinguidos nas edições de 2020 a 2023 do Prémio Design de Livro. Os premiados são Nuno da Luz pelo design de Poetry as an echological survival (2023); Ana Baliza com A Third Reason (2022); o atelier ATLAS Projectos com Joana Escoval. Mutações. The last poet (2021) e o atelier R2 com o livro Arquivo Diogo Seixas Lopes (2020). Foram também entregues os diplomas das oitos menções especiais distinguidas nestes anos. A sessão contou com a presença da Diretora da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e do Diretor-Geral da DGLAB.
Criado pela DGLAB em 2017, o Prémio Design de Livro tem como objetivo valorizar as áreas profissionais diretamente ligadas à criação e produção do livro impresso. Todos os anos são distinguidos, com um prémio e duas menções especiais, os designers dos três melhores livros a concurso. O Prémio tem o valor de 5000 euros e as menções têm, cada uma, o valor de 1500 euros. O júri do prémio é composto por quatro elementos, convidados, em cada ano, na qualidade de especialistas nas áreas do design e produção gráfica.
Fora da competição nacional, o júri seleciona ainda um conjunto de livros que, pelas suas qualidades, possam integrar o concurso internacional Best Book Design from All Over the World, promovido há mais de 50 anos pela fundação alemã Buchkunst.
A exposição esteve aberta ao público de 18 a 22 de setembro de 2023.
