Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
quinta-feira, 01-12-2022
PT | EN
República Portuguesa-Cultura Homepage DGLAB

DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL 2022

DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL 2022
Data :
11/03/2022

​​No dia 2 de abril, comemora-se em todo o mundo o nascimento de Hans Christian Andersen.


​A partir de 1967, este dia passou a ser designado por Dia Internacional do Livro Infantil, chamando-se a atenção para a importância da leitura e para o papel fundamental dos livros para a infância.

Como é habitual, para assinalar este dia, a DGLAB disponibiliza um cartaz digital, da autoria do artista André Carrilho, vencedor do Prémio Nacional de Ilustração em 2021.

Também o IBBY internacional convida anualmente um país a dar o mote e a escrever um texto alusivo à literatura para a infância. Este ano da responsabilidade do Canadá, o texto é da autoria de Richard Van Camp e o cartaz de Julie Flett.

O cartaz de André Carrilho transmite a ideia que tem sido subjacente a este dia ao longo dos anos: que cada livro e cada história despertam sentimentos e emoções únicas, que nos ajudam a sonhar e a sentir algum conforto perante um mundo agitado como são as ondas revoltas do mar.


André Carrilho nasceu em 1974, em Lisboa. 

É ilustrador, cartunista, animador e caricaturista. Galardoado com mais de 30 prémios nacionais e internacionais, já participou em exposições colectivas e individuais em Portugal, Espanha, Brasil, França, República Checa, China e Estados Unidos da América, entre outros países. O seu trabalho está publicado por uma extensa lista de jornais e revistas que inclui The New York TimesThe New YorkerVanity FairNew York MagazineIndependent on SundayNZZ am SonntagHarper's MagazineNew Statesman e Diário de Notícias

Em 2002, recebeu o Gold Award pela Society for News Design pelo seu portfólio de ilustração, um dos mais prestigiados prémios internacionais de ilustração. Em 2015, um dos seus cartoons sobre a epidemia do ébola tornou-se mundialmente viral e valeu-lhe o Grande Prémio no World Press Cartoon. Nesse mesmo ano, foi convidado a conceber o mural de caricaturas que decorou a famosa festa dos óscares da revista Vanity Fair. Em 2021, recebeu o Prémio Nacional de Ilustração, atribuído pela DGLAB, pelas ilustrações do livro A menina com os olhos ocupados, publicado pela Bertrand.

Materiais para descarregar:


cartaz em jpg [11,6 MB (12.249.804 bytes)]


cartaz em jpg [3,34 MB (3.509.102 bytes)]


cartaz em pdf [191 MB (200.785.276 bytes)]


marcador em pdf [2,6 MB]


Passatempo para os mais novos

DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL E JOSÉ SARAMAGO 

José Saramago, que nasceu há 100 anos, escreveu um livro intitulado "A Jangada de Pedra".

Esse livro contava que, na sequência de um tremor de terra, que nenhum sismógrafo registou, abriu-se uma fenda enorme ao longo da fronteira entre Espanha e França. Aos poucos, a Península Ibérica separou-se do continente europeu e partiu à deriva no Atlântico, como uma gigantesca jangada de pedra. Portugueses e espanhóis viram então o seu quotidiano abalado por essa nova realidade.

Imagina que, tal como as personagens de Saramago, te separas de repente do resto do mundo e partes à deriva no mar, em cima de um livro que permite todos os sonhos. Que viagem seria essa? Que destino quererias para “a tua jangada”?

Envia um email para dsl@dglab.gov.pt até ao fim de abril e conta-nos a tua viagem imaginária. Aos melhores textos serão oferecidos livros.