Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
domingo, 19-09-2021
PT | EN
República Portuguesa-Cultura Homepage DGLAB

BOLOGNA PRIZE FOR THE BEST CHILDREN'S PUBLISHER OF THE YEAR

BOLOGNA PRIZE FOR THE BEST CHILDREN'S PUBLISHER OF THE YEAR
Data :
01/06/2021

Feira Internacional do Livro de Bolonha anuncia editores do ano.


No âmbito do concurso BOP, promovido anualmente pela Feira Internacional do Livro Infantil de Bolonha, a suíça La joie de lire e a colombiana Tragaluz foram consideradas as editoras do ano na Europa e na América Central e do Sul, respetivamente.

Este prémio reconhece os melhores projetos editoriais de livro ilustrado e para a infância e juventude por áreas geográficas. Não tem valor monetário, mas o facto de se tratar de uma escolha de editores e associações de promoção da leitura, representados na feira de Bolonha, confere-lhe um reconhecimento e destaque internacional.

Foram ainda escolhidas as editoras Mkuki na Nyota (Tanzânia), Tuti Books (Irão), Levine Querido (EUA) e Oratia Media (Nova Zelândia).

Pela segunda vez neste concurso, a Pato lógico fez parte da shorlist de editoras europeias, juntamente com a Liels un Mazs (Letónia), a Samokat Publishing House (Rússia), e a Topipittori (Itália), destacadas editoras e presença regular na feira de Bolonha.

La joie de lire já publicou Alice Vieira, José Saramago, Ondjaki, José Jorge Letria, André Letria e, mais recentemente, Marta Monteiro e Eduarda Lima. A Tragaluz tem no seu catálogo Manuel António Pina, ilustrado por Marta Madureira, e Afonso Cruz. Também a Samokat, a Liels un Mazs e a Topipittori tem editado autores portuguesas, contando todas com a apoio à tradução e edição da DGLAB no âmbito da Linha de Apoio à Ilustração e BD.

Em 2013, na primeira edição, o prémio BOP da Europa foi atribuído à editora portuguesa Planeta Tangerina. Em 2019 foi atribuído à Orfeu Negro.

A Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha decorre entre 14 e 17 de junho em edição online.