O Prémio anual Best Book Design from all over the World é promovido anualmente pela entidade alemã Stiftung Buchkunst.
Em 2023, a maior distinção – GOLDENE LETTER – foi atribuída ao livro de Susi e Ueli Berger, Kunst am Bau und im öffentlichen Raum 1968-2008, da Suíça. O livro, publicado pela editora Scheidegger & Spiess, em Zurique, tem design de Dan Solbach, Fabian Harb e Maria Peskina.
Foram ainda distinguidos outros 13 livros da Dinamarca, Alemanha, Finlândia, Grécia, Holanda, Áustria, Polónia, Suíça e Coreia do Sul.
Neste ano, Portugal não esteve entre os galardoados. Porém, quatro livros portugueses integraram a pré-seleção (shorlist) do concurso: 1961–1992 Japan, com design da And Atelier (João Araújo e Rita Huet); In conflit, (vol.1), com design de Inês Nepomuceno e Mariana Marques; Notes from the underdog: Agriculture for subsistence in Porto, com design da Nonverbal Club; e Alexander Kluge: política dos sentimentos, com design da Macedo Cannatà.
Os prémios do Best Book Design from all over the World não são monetários; visam estimular um maior diálogo internacional na área do design de livros.
Todos os livros a concurso foram previamente selecionados no âmbito de outros concursos de âmbito nacional. De Portugal participaram nesta edição o livro vencedor, as menções especiais e outros 17 livros apurados na 5ª edição do Prémio Design de Livro, promovido pela DGLAB.
A cerimónia de entrega dos prémio será realizada a 28 de abril de 2023, no stand da Stiftung Buchkunst na Feira do Livro de Leipzig. Estarão em exposição todos os candidatos: cerca de 600 livros de 30 países.
Para mais informações sobre o Best Book Design from all over the World 2023, consulte o site da Stiftung Buchkunst.
A abertura de candidaturas à 6ª edição do Prémio Design de Livro será anunciada no final do mês de abril, na imprensa e no site da DGLAB. Saiba mais sobre o Prémio Design de Livro aqui.