Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
segunda-feira, 16-12-2019
PT | EN
República Portuguesa-Cultura Homepage DGLAB

BOLSAS DE CRIAÇÃO LITERÁRIA 2019

BOLSAS DE CRIAÇÃO LITERÁRIA 2019
Data :
26/11/2019

DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS


O Programa de atribuição de Bolsas de Criação Literária foi estabelecido pela Portaria nº 123/2017 de 27 de março. O concurso referente à atribuição das Bolsas para o ano de 2019 esteve aberto entre 4 de outubro e 4 de novembro.

O júri de 2019, nomeado por despacho da Ministra da Cultura, foi constituído por  Luísa Ducla Soares (escritora), Paula Gomes Magalhães (investigadora do Centro de Estudos de Teatro), Carlos Pessoa (especialista em Banda Desenhada), Fernando Cabral Martins (professor universitário), Luísa Costa Gomes (escritora) e Julieta Monginho (escritora).

O júri reuniu ao longo dos meses de outubro e novembro, tendo a Direção de Serviços do Livro secretariado as reuniões.

 1. Critérios de avaliação das candidaturas estabelecidos pelo júri

A partir dos critérios de seleção expostos no regulamento, o júri deliberou estabelecer como classificações norteadoras da avaliação das candidaturas as pontuações de 1,3,5,8 e 10, com uma ponderação atribuída a cada critério efetuada da seguinte forma:

  • Domínio da língua – 20%
  • Qualidade literária e estética do projeto – 45%
  • Trabalhos de natureza literária já realizados - 25%
  • Adequação ao tempo da bolsa – 10%

Foram fixadas, para o ano de 2019, 12 Bolsas - 6 de 12 meses e 6 de 6 meses –, a serem atribuídas nas modalidades de Banda Desenhada, Dramaturgia, Ficção Narrativa, Poesia e Literatura para Infância e Juventude.

O número total de candidaturas apresentado foi de 169, distribuído da seguinte forma pelas diferentes áreas: Banda Desenhada – 12; Dramaturgia – 9; Ficção Narrativa – 94; Literatura para a Infância e Juventude – 37; Poesia - 17.

O júri procedeu a uma seriação dos candidatos em cada uma das modalidades, de acordo com as pontuações e critérios acima estabelecidos.

 2. Proposta do júri para atribuição das doze Bolsas de Criação Literária

O júri propôs que as 12 Bolsas fossem atribuídas pelas cinco áreas a concurso do seguinte modo: 2 para a Banda Desenhada, 1 para a Dramaturgia, 4 para a Ficção Narrativa, 3 para a Literatura para a Infância e Juventude e 2 para a Poesia.

A avaliação final de cada uma das candidaturas foi uma média ponderada do conjunto dos elementos avaliadores das candidaturas, de que resultou uma proposta unânime para a atribuição das doze Bolsas. A Ata final do júri, de acordo o ponto 2 do artigo 16 do Regulamento anexo à portaria nº 123/2017 de 27 de março, foi homologada pelo Diretor-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas a 22 de novembro de 2019.

Ficaram selecionados os projetos dos seguintes candidatos:

Banda Desenhada:

Francisco Fernandes Homem de Sousa Lobo – 12 meses

Sofia Correia Regalado Neto – 6 meses

 Dramaturgia:

Lígia Maria Pestana Soares – 6 meses

 Ficção Narrativa:

Diogo Oliveira Paiva – 6 meses

Afonso Reis Cabral – 12 meses

João Maria de Oliveira Robalo Lourenço – 12 meses

Judite Canha Fernandes – 12 meses

 Literatura para a Infância e Juventude:

João Pedro Neto Fonseca – 12 meses

Nuno Marques do Rêgo de Matos Valente – 6 meses

Susana Alexandra Moreira Marques – 12 meses

Poesia:

Margarida Isabel de Oliveira Vale de Gato – 6 meses

Inês Sofia Martins Francisco de Paula Jacob – 6 meses

 3. Considerações finais

Os restantes candidatos não foram selecionados para proposta de Bolsa de Criação Literária dado o número limitado de bolsas a atribuir e porque, na ponderação dos diversos elementos, mereceram uma avaliação menos elevada por parte do júri. 

Atendendo à natureza privada dos projetos e à reserva que muitos candidatos solicitam em relação ao nome e às ideias contidas nas candidaturas que apresentam, o júri justificou a dispensa da audiência dos interessados. A Ata assinada, a listagem ordenada por pontuação e a justificação dos projetos escolhidos para Bolsa encontram-se para consulta nas instalações da DGLAB, na Torre do Tombo, em Lisboa. Os candidatos que pretendam conhecer a sua classificação, resultante da ponderação dos critérios, poderão também solicitá-lo à DGLAB através do email dsl@dglab.gov.pt 

 

ATA FINAL DO JÚRI