Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
terça-feira, 25-06-2019
PT | EN
República Portuguesa-Cultura Homepage DGLAB

Al Berto - Horto de Incêndio em Itália

Al Berto - Horto de Incêndio em Itália
Data :
26/03/2019
Local :

​A tradução de Horto de Incêndio é o mote para uma homenagem a Al Berto junto do público italiano. O Istituto Centrale per la Grafica, em Roma, acolhe uma mostra de gravura de artistas portugueses sobre a obra.


A editora italiana Passigli publicou este ano a tradução de Federico Bertolazzi e Claudio Trognoni de Horto de Incêndio, o último livro de Al Berto, publicado em 1997, o ano da sua morte aos 49 anos. 

Não sendo um autor conhecido do público italiano, o tradutor e professor Federico Bertolazzi, em colaboração com a artista Ana Natividade (Diretora da Oficina de Gravura da MARt) e a DGLAB como entidade parceira, tiveram a iniciativa de convidar 26 artistas plásticos portugueses para trabalhar a obra do poeta tendo a gravura como suporte.

É esta exposição que reune artistas consagrados, tais como João Queiroz, Alexandre Conefrey ou Paulo Brighenti, e alguns alunos da oficina de gravura que Ana Natividade dirige, que está patente no Istituto Centrale per la Grafica, em Roma. O público português vai poder ver estes trabalhos a partir de novembro e até fevereiro de 2020, no Museu do Chiado em Lisboa.

[Fotografia de Luísa Ferreira, 1996]