Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
sexta-feira, 15-11-2019
PT | EN
República Portuguesa-Cultura Homepage DGLAB

ATLAS DAS VIAGENS E DOS EXPLORADORES

ATLAS DAS VIAGENS E DOS EXPLORADORES
Data :
18/02/2019

O livro de Isabel Minhós Martins e Bernardo P. Carvalho é o vencedor do BolognaRagazzi Award 2019 - não ficção.


O ATLAS DAS VIAGENS E DOS EXPLORADORES, com texto de Isabel Minhós Martins e ilustração de Bernardo P. Carvalho, publicado pela Planeta Tangerina, é o vencedor da Feira de Bolonha - BolognaRagazzi Award 2019 (BRAW), na categoria de não ficção. É uma excelente notícia para a Planeta Tangerina, para Portugal, e sobretudo para a autora e ilustrador, que estão a tornar-se cada vez mais conhecidos em todo o mundo.

Sobre o livro, o júri internacional salientou: Questa biografia collettiva splendidamente illustrata celebra grandi esploratori di tutto il mondo fin dall’antichità, come Pytheas, Ibn Battuta, Mary Kingsley, Xuanzang, Marco Polo, Charles Darwin. Il profilo di ognuno umanizza la figura storica, soffermandosi sulle circostanze personali e sulla motivazione del viaggio - non già soltanto la motivazione economica o religiosa quanto l’eterno desiderio umano di incontrare ciò che non si conosce. La libertà e il coraggio di questi esploratori sono magistralmente interpretati nella versatilità e nell’incredibile capacità tecnica dell’artista Bernardo Carvalho che ha creato un’alternanza visiva di pagine al tratto, con vignette in bianco e nero che ritraggono personaggi e luoghi, con paesaggi pittorici vibranti di colore, misteriosi e astratti. La ricchezza visuale invita i lettori ad immergersi in questo grande albo per viaggiare a loro volta attraverso l’immaginazione. 

Desde 1966 que o BolognaRagazzi Award é um dos mais importantes Prémios internacionais na área da edição para crianças e jovens. Destina-se a galardoar os melhores livros ilustrados em todo o mundo. A qualidade do projeto gráfico-editorial, a sua força inovadora, o equilíbrio e a capacidade de diálogo com os jovens leitores são os parâmetros mais relevantes que o júri analisa. Para os autores e ilustradores vencedores, receber o Prémio da Feira é uma extraordinária projeção internacional e um reconhecimento ímpar no mercado da edição, já que habitualmente os direitos são vendidos para um grande número de países.

Isabel Minhós Martins é a candidata da DGLAB ao Prémio Ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil 2019. Idealizado pela Fundação SM em 2005 (Ano Ibero-americano da Leitura), o Prémio tem o intuito de reconhecer a trajetória de escritores ibero-americanos da literatura infantil e juvenil. A candidatura é promovida anualmente, em parceria com a Unesco, a International Board on Books for Young People – Ibby, a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura–OEI e o Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe – Cerlalc. O Prémio será entregue na próxima Feira Internacional do Livro de Guadalajara.

Bernardo P. Carvalho, vencedor de prémios nacionais e internacionais, é este ano candidato ao Prémio ALMA, criado pela Academia Sueca para celebrar a memória da escritora Astrid Lindgren e os valores profundamente humanistas pelos quais a sua vida e a sua obra se regeram. Para além deste ilustrador, são ainda candidatos ao Prémio ALMA 2019, por Portugal, as escritoras Luísa Ducla Soares e Maria Teresa Maia González, a Associação Andante e a ilustradora Catarina Sobral. O vencedor é anunciado no próximo dia 2 de abril, na Feira Internacional do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha.